A Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.
De acordo com Lopes et.al. (2003), o conceito de coordenação motora é abordado em diferentes âmbitos, contextos e áreas científicas (controle motor, aprendizagem motora, desenvolvimento motor, biomecânica, fisiologia). Assim, a coordenação motora pode ser analisada segundo três pontos de vista:
a) Biomecânico, dizendo respeito à ordenação dos impulsos de força numa ação motora e a ordenação de acontecimentos em relação a dois ou mais eixos perpendiculares;
b) Fisiológico, relacionando as leis que regulam os processos de contração muscular;
c) Pedagógico, relativo à ligação ordenada das fases de um movimento ou ações parciais e a aprendizagem de novas habilidades.
E neste artigo queremos apresentar algumas atividades lúdicas que auxiliam no desenvolvimento infantil. Antes de continuarmos, precisamos entender outro conceito, a Psicomotricidade.
O que é Psicomotricidade?
Existem muitos conceitos que permeiam a psicomotricidade e o que faz mais sentido é que conceitua o termo como uma ação de finalidade pedagógica e psicológica utilizando os parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo. Porém, há ainda quem defenda que a psicomotricidade seja uma ciência que estuda o indivíduo por meio de seu movimento e a interação social.
Coordenação motora ampla
É o trabalho que vai apurar os movimentos dos membros superiores (braços, ombros, pescoço e cabeça) e inferiores (pernas, pés, quadris). As atividades envolvidas nesta prática dizem respeito à organização geral do ritmo, ao desenvolvimento e às percepções gerais da criança.
Existem diversas atividades que podem desenvolver estes aspectos nas crianças e abaixo, vamos citar algumas que aliás, são supersimples e que podem ser realizadas em casa mesmo.
Confira as atividades que ajudam no desenvolvimento infantil:
1) Saltar a corda;
2) Cobrinha;
3) Lançar;
4) Deslocamento;
5) Abraçados;
6) Corrida das bolinhas;
7) O presente;
8) Bola por cima;
9) Bola pela lateral;
10) Bola por baixo;
11) Minhocão;
12) Controlar o jornal no corpo;
13) Montar quebra-cabeça gigante no chão;
14) Correr com fitas coloridas sem deixá-las tocar o chão;
15) Jogar bolas de ar (bexiga, balão) para o alto e não deixá-las tocar o chão;
16) Rodar pneu de borracha.
Coordenação motora fina e o desenvolvimento infatil
Diz respeito aos trabalhos mais finos, aqueles que podem ser executados com o auxílio das mãos e dedos, especificamente aqueles com grande importância entre mãos e olhos.
O bom desenvolvimento da coordenação fina garantirá um bom traço de letra e será observado quando, por exemplo, a criança pega água em um copo plástico sem derramar ou equilibrando a força necessária para colorir desenhos nas mais diferentes texturas e superfícies.
Atividades que incentivam o desenvolvimento:
1) Amassar e desamassar;
2) Amarrado;
3) Tampa e destampa;
4) Empilhar e desempilhar;
5) Bola de gude;
6) E, dominós.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Atividades Lúdicas e Pedagogia Lúdica, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.