Atletismo: provas combinadas

O atletismo é uma modalidade olímpica que envolve diversas provas competitivas. Essas provas foram baseadas em movimentos considerados naturais para a humanidade desde sua forma mais primitiva. Esses movimentos, que sempre fizeram parte das atividades funcionais dos indivíduos, são: a corrida, os saltos e os arremessos. A origem em atividades rudimentares ajuda a colocar o atletismo na condição de representar alguns dos primeiros esportes descritos. Aliás, podemos considerar o atletismo como a primeira competição desportiva organizada. Desde os Jogos Gregos, na antiguidade, o atletismo vem sendo disputado por atletas em suas diferentes modalidades e, até hoje, faz parte dos Jogos Olímpicos modernos com provas de elevada importância, considerando o interesse do público que participa e assiste.

O atletismo moderno é disputado por homens e mulheres, em provas individuais ou em equipes, dependendo da modalidade. As provas também variam de local de competição, sendo a maioria disputada dentro de um estádio, mas havendo também modalidade de pista de rua e pista de campo.

O atletismo ainda contempla as provas combinadas. Essas provas combinadas são uma série de competições individuais disputadas pelo mesmo atleta, que tem seus pontos somados para se chegar ao vencedor. Consideradas como as mais tradicionais da história, essas provas buscam proclamar um atleta mais completo, que possa se destacar em diversas modalidades ao mesmo tempo.

As provas combinadas do atletismo são conhecidas também como decatlo e heptatlo, além do pentatlo moderno e pentatlo clássico.

DECATLO

O decatlo é uma prova exclusivamente disputada por homens e compreende um conjunto de 10 modalidades de atletismo que são disputadas durante dois dias. Um atleta deve cumprir as dez provas ou, caso contrário, será eliminado.

As modalidades que compõem odecatlo são as seguintes:

1. Corrida de 100 metros;

2. Salto em distância;

3. Salto em altura;

4. Lançamento de peso;

5. Corrida de 400 metros;

6. Corrida de 110 metros com barreira;

7. Lançamento de disco;

8. Lançamento de dardo;

9. Salto com vara;

10. Corrida de 1500 metros.

HEPTATLO

Já o heptatlo é uma competição reservada para as mulheres dentro dos Jogos Olímpicos. Elas devem cumprir as 7 provas das diferentes modalidades de atletismo. Assim como no decatlo, no heptatlo as provas também são realizadas em dois dias e são somados os pontos das atletas em cada uma das modalidades para chegar ao resultado e, portanto, à campeã.

As modalidades que fazem parte do heptatlo são as seguintes:

1. Corrida de 100 metros com barreira;

2. Lançamento de peso;

3. Lançamento de dardo;

4. Salto em altura;

5. Salto em distância;

6. Corrida de 200 metros;

7. Corrida de 800 metros.

PENTATLO MODERNO

O pentatlo moderno é uma prova combinada que passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos da era moderna e foi inspirado nas habilidades dos soldados de cavalaria. Formado por 5 modalidades, o pentatlo moderno era inicialmente disputado apenas por homens, mas a partir dos Jogos Olímpicos de Sydney, no ano de 2000, as mulheres também passaram a fazer parte dessa competição. Dentre as modalidades do pentatlo moderno existe o Hipismo e um fato interessante dessa prova é que o cavalo é atribuído ao competidor momentos antes da realização da competição. Portanto, um atleta dessa modalidade deve ser capaz de montar um cavalo desconhecido e isso pode ser considerado uma habilidade a mais a ser demonstrada.

As cinco modalidades que formam a prova combinada de pentatlo moderno são:

1. Hipismo;

2. Esgrima;

3. Natação;

4. Tiro esportivo;

5. Corrida – 3 x 1000m, dependendo do tempo de execução dos tiros.

PENTATLO CLÁSSICO

O Pentatlo clássico era uma prova também de 5 modalidades, disputada nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, na Grécia antiga.

As modalidades que compunham o pentatlo clássico eram:

1. Corrida de 200 metros;

2. Corrida de 1.500 metros rasos;

3. Salto em distância;

4. Lançamento de disco;

5. Lançamento de dardo.

Se algum atleta alcançar a marca equivalente a um recorde mundial dentro de uma das modalidades que compõem as provas combinadas, somarápontos extras no seu escore final.

As provas combinadas do atletismo premiam o atleta mais versátil, que consegue um bom desempenho e maior pontuação geral em todas as modalidades. São, portanto provas árduas e amplas e muito prestigiosas para os atletas que as disputam.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esportes.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »