Pesquisar

Célula Eucariótica: Estrutura e função

descrição da celula eucariótica

A célula eucariótica, também é conhecida como eucariontes, são estruturalmente mais complexas que as procarióticas.

São caracterizadas por apresentar o conteúdo nuclear envolvido por uma membrana denominada carioteca, além de possuir vários tipos de organelas membranosas em seu citoplasma.  Constituem animais e plantas, podendo ser dividida em dois tipos: célula eucariótica animal e célula eucariótica vegetal.

Portanto, fique atento (a) a cada detalhe!

Célula Eucariótica Animal

As células animais apresentam algumas diferenças em relação às células vegetais. Algumas delas são: a ausência de cloroplastos e parede celular, apresentam vários vacúolos e possuem centríolos.

Estrutura e Função: Assim como na célula procarionte, no eucarionte animal estrutura é qualquer componente celular. Já sua função é o papel desempenhado por cada uma das estruturas que constituem a célula.

Mitocôndria

Organela responsável pela respiração celular. Produz energia para a célula.

Peroxissoma

Organela esférica, envolvida por uma membrana vesicular. Armazena enzimas.

Membrana Plasmática

Separa o conteúdo citoplasmático do meio em que ela se encontra e controla as trocas de substâncias com o meio ambiente, do mesmo modo que nas células procarióticas.

Complexo de Golgi

Organela formada por sacos achatados e vesículas. Concentram, armazenam e secretam substâncias (proteínas) e é um sistema de canais e membranas, relacionado com a síntese proteica.


Ribossomos

Mesmo papel desempenhado nas células procariontes.

demonstração do formato da célula


 

Citoesqueleto

Composto por microfilamentos, microtúbulos e filamentos intermediários e mantém a estrutura e a organização interna da célula.

Lisossoma ou Lisossomo

São bolsas membranosas que armazenam enzimas digestivas. São responsáveis pelo processo de digestão celular.

Centríolo

São feixes curtos de microtúbulos localizados no citoplasma das células eucariontes. Exerce função vital no processo de divisão celular e ajudam no momento da separação.

Vacúolo

Espaços preenchidos por uma solução de água, sais, açúcares, etc. Na célula animal aparecem vários. Armazenam nutrientes e água, além de conferir volume à célula.

Célula Eucariótica Vegetal

A maioria das organelas são comuns aos dois tipos de células. Diferencia-se da célula animal por possuir cloroplastos, parede celular e, normalmente, apenas um grande vacúolo central.

Estrutura e Função: Na célula eucarionte vegetal, a estrutura é também qualquer componente celular. Já a função é o papel desempenhado por cada uma das estruturas que constituem a célula.

Parede Celular

Constituída por celulose. Tem função estrutural.

Cloroplastos

Organelas constituídas por clorofila (pigmento verde). São responsáveis pela fotossíntese.

Vacúolo

Desempenha a mesma função em ambas (animal e vegetal). Repare que quando a planta fica sem água, ela amolece.

Retículo Endoplasmático Rugoso ou Granular

Sistema de canais e membranas, relacionado com a síntese proteica.

Retículo Endoplasmático Liso ou Agranular

Sacos membranosos sem ribossomos aderidos, relacionados com a síntese de lipídios.

Núcleo

Formado por carioteca ou membrana nuclear, cromatina e nucléolo. A carioteca delimita o núcleo, a cromatina armazena o material genético e o nucléolo, constituído por RNA e relacionado à produção de ribossomos.

Membrana Plasmática

Separa o conteúdo citoplasmático do meio em que ela se encontra e controla as trocas de substâncias com o meio ambiente, do mesmo modo que nas células procarióticas.

Plasmodesmos

Junções comunicantes entre as células vizinhas e ocorrem apenas em células vegetais. Formam canais comunicantes entre as células vizinhas, que permitem troca de moléculas.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Biologia Celular. Conheça também nosso portfólio de cursos na área de Biologia.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading