Pesquisar

Crianças pequenas: brincadeiras com os pequeninos

O desenvolvimento dos pequenos é algo fundamental para se tornarem pessoas e adultos muito melhores. Para ajudar nesse importante momento, separamos algumas brincadeiras que você pode fazer em casa durante esse momento de pandemia, para incentivar o desenvolvimento do seu pequeno. Confira quais são as nossas dicas!

Jogo de Boliche diferente

Para crianças de 2 a 7 anos:

  • Objetivos: o principal objetivo é desenvolver a percepção visual-motora.
  • Materiais: utilizar acima de 06 garrafas pet. Colocar areia até a metade, completar com papel picado colorido. Fechar as garrafas. Fazer uma bola de meia.
  • Desenvolvimento: dividir a turma em pequenos grupos e arrumar as garrafas a uma distância de 2 metros, sortear o grupo que começa e dar início ao jogo. Vejam quantas garrafas foram derrubadas. Ganha o grupo que derrubar mais garrafas.

Revezamento do Coelhinho

Idade: 3 – 8 anos:

  • Material: giz, pequenos baldes, cones ou outro material que possibilite a marcação.
  • Objetivo: desenvolvimento da habilidade motora. Noção do trabalho em equipe e jogo competitivo.
  • Jogando: dividir as crianças em duas equipes. Marcar com o giz a linha de saída /chegada e com os cones ou baldes o ponto de retorno. Colocar as equipes em colunas atrás da linha. Ao ouvir o sinal, a primeira criança de cada equipe sai saltando como um coelhinho até o cone, contorna-o e retorna até a linha, onde a próxima criança fará o mesmo processo. Assim sucessivamente até chegar à última. Vence a equipe que terminar primeiro.
  • Para deixar mais fácil, permita que o coelho pule da forma que a criança achar melhor.

O baú de roupas:

Para crianças de 2 a 7 anos:

  • Objetivos: desenvolver a imaginação, o “faz-de-conta”.
  • Desenvolvimento: encontrar um baú de madeira, caixa ou algo parecido, colocar várias peças de roupas e acessórios de adulto. As crianças devem retirar do baú roupas, acessórios e depois devem vestir a roupa escolhida. Organize um desfile de modas ou faça com que ela dramatize situações. Os menores podem apenas se fantasiar. É interessante também levá-los até o espelho para se olharem. Dependendo da reação que apresentarem como: medo, alegria, estranheza. O professor deve conversar com eles sobre tais sentimentos.

Colocando o rabo do Coelho

Idade: a partir de 3 anos:

  • Material: Cartolina com o desenho de um coelho da páscoa, de costas, pompom feito de lã ou outro material, fita crepe e venda.
  • Objetivo: desenvolver a habilidade motora. Melhorar a noção de espaço.
  • Desenvolvimento: fixe o desenho em uma parede em uma altura ao alcance dos participantes. Coloque fita crepe no pompom. Iniciar o jogo pedindo para a criança observar a figura. Depois que tiver observado vedar a criança. Girar a criança vedada, parando de frente para o desenho. Mandar que ela cole o rabo do coelho no local adequado.

Jogo do tabuleiro

  • Material: confeccionar um tabuleiro para cada criança contendo 25 divisões. Um dado com pontos ou numeração. Para preencher o tabuleiro fichas, tampinhas, etc.
  • Aplicação: cada jogador, na sua vez, joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado. Ganha quem encher seu tabuleiro. Obs: Indicado na ajuda à criança em contagem e numeração.

A carta maior

  • Material: baralho de cartas de “ÁS” até “10”.
  • Aplicação: distribuir as cartas entre todos. Mandar que cada criança arrume suas cartas viradas para baixo, sem olhar para numeração. Iniciar o jogo mandando que virem a carta que se encontra em cima da sua pilha. Depois COMPAREM os números. Aquele que virar a carta de número maior pega todas as cartas que estão na mão dos outros para si e coloca num monte à parte. Jogar até as pilhas terminarem. Se as cartas desviradas forem de mesmo valor, desprezar na mesa e virar as próximas do seu monte. O vencedor é aquele que pegar o maior número de cartas. Obs: auxilia na aprendizagem de contar e no reconhecimento de numeração.

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continue nos acompanhando.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading