Pesquisar

Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física

educação fisica

O culto ao corpo e a manutenção da saúde são dois temas muito abordados hoje em dia no Brasil. A Educação Física é a área que estuda atividades ligadas ao aperfeiçoamento, reabilitação e/ou manutenção da saúde do corpo humano. O profissional formado na faculdade de Educação Física trabalha tanto com atividades físicas não competitivas, quanto com esportes. Com mais de 30 campos de atividades, separados em escolar e não escolar.

Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado


Licenciatura e bacharelado são diferenciados pelas áreas de atuação. O licenciado poderá atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica. Para isso o aluno da licenciatura deve se situar durante a graduação como funcionam as práticas escolares. Com duração de 3 anos e a carga horária de 2.800 horas de acordo com a Resolução CNE/CP nº 1/2002.

O que é o Bacharelado?


O bacharel tem um campo de atuação muito mais extenso: ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, etc. O bacharel tem de ter conhecimentos para treinar vários ou poucos atletas, em treinamentos físicos ou práticas esportivas. A duração é de 4 anos com uma carga horária de 3.200 horas autorizado pela Resolução CNE/CES 7/2004.

Na Educação Física, o bacharel está apto a atuar em academias, centros desportivos, clubes, como personal trainer e preparador físico, dentre outras possibilidades.

A Licenciatura e a Educação física

licenciatura é uma modalidade de formação voltada aos profissionais que desejam atuar como professores de ensino fundamental e médio. Ela inclui disciplinas de didática e pedagogia que “ensinam a ensinar”, desenvolvendo competências de comunicação, liderança e organização escolar.

Ricardo Manetti licenciado em Educação Física e cursando bacharel explica que as restrições impostas para os licenciados são feitas pelo CONFEF – Conselho Federal de Educação Física.

O aluno que opta pela licenciatura deve ter interesse em trabalhar com grupos de crianças e adolescentes, a fim de incentivá-los à prática esportiva e ser, por si mesmo, um entusiasta engajado com o sistema de ensino.

Escolas municipais, estaduais e particulares contratam o profissional, que pode ter as vantagens de ser um concursado ou optar pelo setor privado. E como a disciplina é obrigatória, o mercado para o licenciado oferece demandas constantes.

Segundo o MEC – Ministério da Educação, o licenciado pode atuar em todas as áreas da Educação Física. “Em Goiás, o Ministério Público, após consultar o MEC, liberou o licenciado para atuar em todas as áreas da educação física. No entanto o bacharel não pode atuar com educação”.

Confira o nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esporte e dê um passo a frente na sua carreira profissional.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading