Ensino Médio: Matérias e disciplinas

A vida estudantil de uma pessoa começa muito cedo e passam por duas etapas essenciais na formação: O ensino básico e o médio. E é no médio que acontece a primeira grande mudança curricular.

Afinal, o que é o ensino médio?

O ensino médio é o nome dado ao sistema de ensino escolar que procede ao ensino básico fundamental. O ensino médio é a continuação escolar que conta com três séries de ensino: primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.

Idade para cursas o ensino médio

Esse subsistema de ensino é normalmente ministrado às crianças e adolescentes que possuem a faixa etária entre 14 e 18 anos de idade em média, porém, existem pessoas que completam esse sistema de ensino somente quando adultas.

Disciplinas estudadas

As matérias ministradas no ensino médio abrangem as diversas áreas de ensino já lecionadas, até então pelo ensino fundamental, e traz uma bagagem de maior aprimoramento teórico no conteúdo, caso haja interesse do aluno em prossegui-las no ensino superior.

O método de ensino de cada escola pode variar quando se fala em matérias escolares, mas as principais matérias são divididas em ciências exatas e da natureza, ciências humanas, linguagens e educação física.

Ciências exatas e da natureza

matemática, física, química e biologia.

Ciências humanas

História, geografia, sociologia e filosofia.

Linguagens

língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes e literatura; além da matéria de educação física.

Existem escolas que fragmentam uma matéria para proporcionar um método mais amplo de ensino. Um exemplo de fragmentação acontece na disciplina de história que se divide em história do Brasil, história geral e atualidades. Outras fragmentações ocorrem em outras disciplinas, porém dependem do método de ensino da escola.

EJA – Educação para Jovens e Adultos

Muito sabemos que no Brasil a diferença entre as classes econômicas é discrepante e com isso, existe a dificuldade de acesso a educação entre essas classes econômicas.

Portanto, o índice da população jovem e adulta que não tem condições de realizar o ensino médio, é considerada alta.

Segundo o INEP, os alunos com menos de 30 anos representam 62,2% das matrículas da educação de jovens e adultos. Nesta faixa etária, 57,1% dos estudantes é do sexo masculino. Quando se observa os estudantes com mais de 30 anos, as mulheres correspondem a 58,6% das matrículas.

Ao todo, a EJA já conta com  3.273.668 estudantes matriculados e esse dado representa boa parte que busca por um ensino mais rápido e em menor período.

O que é a EJA?

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. É importante lembrar que a educação de jovens e adultos está tendo uma preocupação maior atualmente.

A iniciativa faz parte das várias pesquisas financiadas pela coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) até 2009.

Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso à cultura letrada.

Como se matricular para a EJA?

Para realizar as inscrições do EJA 2021 é preciso que o interessado compareça à escola que oferece a modalidade de ensino, sendo necessário que os menores de 18 anos estejam acompanhados de um responsável maior de idade.

Gostou desse artigo? Inscreva-se e continue nos acompanhando!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »