Entendendo a função Object Snap (Osnap) no AutoCAD

Esta função captura instantaneamente a atração do cursor de desenho a pontos específicos do objeto, sem precisar conhecer as coordenadas ou criar linhas de construção. Esses pontos podem ser configurados de acordo com a necessidade do tipo dos objetos.

Exemplo para colocar em prática

Precisando traçar um segmento de reta partindo exatamente do centro de um círculo. Na barra de menus, clique em Tools (ferramentas) e depois em Drafting Settings, (pré-definição de desenho).

Como fazer no AutoCad?

A janela Drafting Settings é exibida conforme a figura abaixo. Nesta janela vem também uma orientação (dica), para localizar um ponto de Osnap, pausando o cursor no ponto desejado. Logo, o vetor localizado aparece quando você move o cursor. Não desejando mais localizar, pause novamente em cima do ponto.

Clique na guia Object Snap, caso ela não esteja habilitada, na janela Drafting Settings para que tenhamos uma janela. Para garantir a precisão nos nossos desenhos, devemos sempre fazer a utilização dessas ferramentas.

Na janela Drafting Settings em Object Snap marque as caixas Endpoint, Midpoint e Center, para habilitarmos as ferramentas. Marque também a caixa Object Snap On, para ativar as ferramentas e depois clique no botão OK para confirmar a ação e fechar a janela Drafting Settings.

Na barra de ferramentas Draw clique na ferramenta Line para acioná-la. Agora, posicione o cursor próximo ao centro do círculo. Um símbolo na cor amarela é exibido, representando o centro exato deste círculo e a palavra Center confirmando. Clique no centro do círculo para iniciar o segmento de reta. Arraste o mouse para a direita próximo ao fim da reta.

O símbolo amarelo na forma de um quadrado (Endpoint) da reta é exibido. Clique e arraste o mouse para o meio da linha. O símbolo amarelo aparece, agora, na forma de um triângulo, mostrando o ponto médio exato do segmento de reta.

As ferramentas Osnap possuem símbolos específicos para que possamos diferenciá-las. Selecionamos na janela Drafting Settings somente as ferramentas que iremos utilizar. Por quê? Porque várias ferramentas Osnap ativas podem dificultar o trabalho, bem como podem causar erros no desenho.

Atenção

Nota: a tecla F3 do teclado habilita/desabilita a função Osnap.

Dando segmento ao exercício, agora clique no Midpoint para finalizar a linha, e depois, com o botão direito do mouse, para ser exibido um menu com as opções relativas à ferramenta em uso.

Posicione o mouse em Enter e clique para finalizar também o comando Line.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Comércio e Indústria.

Mais artigos sobre o tema

A Origem do Queijo
Comércio e Indústria

A Origem do Queijo

O queijo existe há pelo menos seis mil anos e sua origem é uma incógnita. Conta à lenda que o primeiro queijo teria sido obtido

ler artigo »
Risco físico no ambiente de trabalho
Comércio e Indústria

Risco físico no ambiente de trabalho

São riscos ambientais que se apresentam em forma de energia como os ruídos, temperaturas extremas, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais

ler artigo »