Exemplos de recursos didáticos

Os recursos didáticos nada mais são do que as ferramentas que o professor utilizará durante todo o ano letivo e pode, muitas vezes, precisar de algumas alterações ou novos utensílios que servirão para o aprimoramento das atividades e aulas realizadas na escola.

Os recursos didáticos podem ser utilizados em diversos momentos, cursos, aplicações, formatos diferenciados e são peça chave para o incentivo ao desenvolvimento de quem recebe esse estimulo.  

Importância da utilização de recursos didáticos

O uso de recurso didático ajuda o professor a preencher os espaços deixados pelo ensino tradicional e ser capaz de propiciar a ampliação da visão do educando e de estimular o ensino docente. Principalmente no ensino fundamental, pois é um período de novas descobertas, curiosidades que, quando estimuladas, podem obter ótimos resultados.

Recursos Didáticos dentro de uma Metodologia de Ensino

Uma metodologia de ensino contempla todas as ferramentas que os educadores utilizam para transmitir os seus conhecimentos aos alunos. Cada professor utiliza um método para tal, em busca da melhor forma de motivar crianças e jovens, direcionando-os ao aprendizado.

Portanto, metodologia é forma de ensinar algo para alguém e compartilhar com essa outra pessoa o seu conhecimento adquirido até então.

Ou seja, dentro de cada metodologia de ensino, existe a aplicação correta ou a melhor indicada para os recursos didáticos.

Exemplos de alguns dos recursos didáticos:

– Quadro Negro, ou branco / Giz, ou canetão / Apagador;
– Jornais, cartazes, revistas e livros;
– Textos manuais;
– Televisão
– Aparelho de Som
– Aparelho DVD
– Filmes em DVD
– Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações)
– Máquina Fotográfica Digital
– Computador com projetor
– Instrumentos didáticos conforme a disciplina (Ex: química – tubos de ensaio, biologia – microscópio entre outros…)

Estes são alguns dos variados recursos materiais que ajudam muito na didática de acordo com o plano de ensino proposto pelo professor. O restante fica por conta da criatividade do profissional docente, que mesmo tendo uma infinidade de recursos pode não os utilizar corretamente, atrapalhando assim o entendimento da matéria pelos alunos, ao invés de aperfeiçoá-los.

Afinal, qual a diferença entre recursos didáticos e materiais didáticos?

diferença entre recursos didáticos e materiais didáticos também é estabelecida por esta autora. Os materiais didáticos são todos os materiais que podem ser manipulados e trabalhados de forma a permitir aos alunos obterem resultados relativamente à atividade que se está a tratar na sala de aula.

Como saber o melhor recurso didático?

Não basta só conhecer sobre os recursos didáticos é necessário também escolher qual é o melhor, por isso, selecionamos abaixo algumas dicas para essa tomada de decisão:

  1. Analise as características do material atual. …
  2. Alinhe o material ao projeto pedagógico. …
  3. Opte por um material que desenvolva competências e habilidades. …
  4. Foque nas necessidades dos estudantes. …
  5. Escolha um conteúdo que preza pela interdisciplinaridade. …
  6. Faça uma análise do investimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Didática e Metodologia em Educação Básica Técnica e Tecnológica, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »