Ferramentas Trim, Extend e Offset do AutoCad

O AutoCAD é voltado, principalmente, para o desenvolvimento de projetos e produtos gráficos, mas também pode ser usado como uma excelente alternativa no leque de ferramentas de um arquiteto.

Com diversas funções e vantagens, o AutoCAD é uma ferramenta poderosa e repleta de diferenciais que podem ser utilizadas tanto na criação de desenhos em 2D quanto no desenvolvimento de projetos em 3D.

Trim

Outra ferramenta muito interessante do AutoCAD é a Trim. Essa ferramenta é capaz de “cortar” linhas indesejadas com um simples “clique”. Vá até o Command bar e digite “TR”, confirmando com um dois enter. Clique diretamente nas linhas que você deseja cortar e está pronto.

Deseje linhas como o desenho da esquerda. Em seguida, acione a ferramenta Trim e corte as linhas verticais que ficaram “sobrando” pra cima. Seu desenho deve ficar igual ao esquema da esquerda.

Experimente agora criar seus próprios esquemas de teste, intercalando linhas cruzadas na horizontal e na vertical. Tente cortá-las em seguida. Pratique a ferramenta Trim enquanto julgar necessário.

Extend

Semelhante à ferramenta Fillet, a ferramenta Extend é capaz de estender uma linha até a outra de forma rápida e precisa. Basta acessar essa ferramenta no seu Command bar, digitando “ex” e confirmando com dois enter. A ferramenta já estará ativa. Clique diretamente na linha e, depois, clique na outra linha ou desenho que você deseja que essa linha atinja.

Offset

A ferramenta Offset é muito útil para nós, que iniciaremos nossos conhecimentos na área de desenhos técnicos. Muito utilizada na confecção de plantas baixas, a ferramenta Offset possibilita a criação de linhas paralelas a uma distância exata. Por exemplo: em geral, quando desenhamos uma residência, a alvenaria (conjunto de paredes) possui largura média de 15 cm. 

Por isso, essa ferramenta consegue criar com exatidão essa espessura que desejamos desenhar em nossos projetos.

Vá até o seu Command bar, digite “O” e dê um enter para confirmar. Digite um valor para a cópia que você pretende criar. Vamos utilizar o valor de 15 cm, como mencionamos há pouco. Mas lembre-se de um detalhe: a configuração do seu AutoCAD está em METROS. Por isso, se você digitar simplesmente “15” no seu Command bar, o AutoCAD “entenderá” que são 15 metros. Como digitar em centímetros então? Basta digitar “.15” (ponto, 15).

Caso queira qualquer medida em centímetros, digite primeiro um ponto e, depois, o valor desejado. Depois de digitar o valor desejado, dê um enter para confirmar. Clique na sua área de trabalho sobre a linha que deseja duplicar. 

Clique para dentro ou para fora da figura e você verá que ela foi duplicada exatamente na largura que você indicou.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Comércio e Indústria.

Mais artigos sobre o tema

A Origem do Queijo
Comércio e Indústria

A Origem do Queijo

O queijo existe há pelo menos seis mil anos e sua origem é uma incógnita. Conta à lenda que o primeiro queijo teria sido obtido

ler artigo »
Risco físico no ambiente de trabalho
Comércio e Indústria

Risco físico no ambiente de trabalho

São riscos ambientais que se apresentam em forma de energia como os ruídos, temperaturas extremas, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais

ler artigo »