História do Brasil em ordem cronológica

Vamos explorar os principais fatos da cronologia histórica do Brasil, colocado em tópicos, onde cada um será mostrado apenas os anos mais importantes da história do Brasil, levando em conta os acontecimentos que ficaram marcados em cada uma dos anos destacados. As informações foram extraídas do site do Governo Federal (brasil.gov.br)


1500 – Descobrimento do Brasil:

No dia 22 de abril, Pedro Álvares Cabral desembarca em território brasileiro, a ideia da viagem era estabelecer território para as viagens às Índias.

1534 – Divisão do Brasil em Capitânias Hereditárias:

Elaborado um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal D. João III. Este sistema consistia na divisão do território brasileiro em grandes faixas e apresentar o comando para nobres com afinidades com a Coroa Portuguesa.

1549 – É fundada Salvador, a sede do Governo Geral

O primeiro governador geral do Brasil é nomeado, sendo este Tomé de Souza. Ele é responsável pela fundação e fortificação da cidade de Salvador. Sendo fundada como sede do Governo Geral.

1763 – Rio de Janeiro se torna sede do Vice-Reino do Brasil

Neste ano a capital do Brasil é transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, evidenciando a ampliação da seriedade da Região Sudeste para os interesses de Portugal.

1789 – Inconfidência Mineira:

É planejada por colonos de Minas Gerais uma revolta contra a coroa portuguesa. São influenciados pela independência americana. Vários participantes da Inconfidência Mineira fazem denúncias ao governo da capitania, que prende e deporta diversos conspiradores. Um deles, José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes foi o único inconfidente executado pelo crime.
1822 – Independência do Brasil:

É solicitado a volta de D. Pedro I à Portugal, o mesmo se recusa a sair do Brasil. O mesmo convoca uma Assembleia Constituinte, e no dia 7 de setembro declara a independência brasileira. Em dezembro é coroado D. Pedro I, imperador do Brasil.

1824 – É criada primeira Constituição brasileira

É outorgada por D. Pedro I uma Constituição centralizadora: voto censitário, subordinação da Igreja ao Estado, partição de poderes e unitarismo.

1854 – Inauguração da primeira estrada de ferro e é fundado o novo Banco do Brasil

É fundado o novo Branco do Brasil, sendo este a antiga cada da moela. E é inaugurada a primeira estrada de ferro do país.

1888 – Abolição dos escravos

É criada a Lei Áurea, onde é abolida a escravidão no Brasil.

1889 – Proclamação da República

Com o banimento da Família Imperial é formado um Governo Provisório chefiado por Deodoro. Ocorrem então as primeiras medidas para o novo governo, como a modificação da Bandeira Nacional, liberdade de cultos, secularização dos cemitérios, criação do Registro civil e separação entre Igreja e Estado.

1891 – Surge a primeira Constituição da República e é eleito o primeiro presidente do Brasil
É promulgada a primeira Constituição da República. É eleito pelo Congresso Nacional o primeiro presidente da República, Deodoro e Floriano Peixoto vice. Ocorre Golpe de Estado, vindo a renúncia de Deodoro após uma série de problemas com o Congresso. Floriano, conhecido como “Marechal de Ferro” assume como chefe do Estado.

1929 – Getúlio Vargas se candidata

É lançada a candidatura de Getúlio Vargas.

1932 – Novo Código Eleitoral

É estabelecido em um novo Código Eleitoral estabelece o voto secreto é dado o direito ao voto as mulheres. Tem-se início a Revolução Constitucionalista de São Paulo, movimento com o objetivo de apressar a reconstitucionalização do Brasil.

1934 – Criada a segunda Constituição da República, e Getúlio Vargas é eleito presidente
É promulgada uma segunda Constituição da República, que agrega a legislação trabalhista e os recentes aprimoramentos eleitorais, ocorre a criação dos “deputados classistas” sendo 20% do total, Getúlio Vargas é eleito indiretamente à Presidência da República, com mandato de quatro anos.

1937 – Nova Constituição é criada; Golpe de Estado à Getúlio Vargas
É criada uma nova Constituição é imposta no país. Ocorre um golpe de Estado a Getúlio Vargas, com apoio das Forças Armadas e da maior parte dos conservadores. É outorgada pelo Congresso Nacional uma constituição autoritária.

1940 – É instituído o salário mínimo

Governo do país institui salário mínimo.

1945/1946 – Fim da Era Vargas e promulgação da quarta Constituição da República

Getúlio Vargas é deposto por golpe militar. Encerra-se a Era Vargas. O então presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares, assume a Presidência a República.

1950 – Getúlio Vargas é eleito presidente da República

Ano eleitoral, Vitória de Getúlio Vargas, que em 24 de agosto de 1954 se suicida.

1955 – Juscelino Kubitschek é eleito presidente da República

1960 – Inaugurada a cidade de Brasília

1961 – O presidente Jânio Quadros toma posse em janeiro e renuncia em agosto.

1964 – Fim da República Populista e início dos Governos Militares, que se estende até 85.

1967 – Toma posse como presidente o marechal Costa e silva. É promulgada uma nova Constituição Federal.

1988 – Promulgada a oitava Constituição do Brasil.

1989 – Fernando Collor de Mello é eleito o primeiro presidente pelo voto direto desde 1960

1992 – Fernando Collor renuncia a Presidência antes de sofrer impeachment pelo Congresso

2000 – Brasil comemora os 500 anos de descobrimento

2002 – Luis Inácio Lula da Silva é eleito à presidência da República sendo reeleito em 2006

2011 – Dilma Vana Roussef se torna a primeira mulher presidente do Brasil

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »