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Informática na educação: quais as vantagens?

As tecnologias trouxeram outras perspectivas para o ensino da informática nas escolas, mudaram as práticas pedagógicas, foi incluída no currículo escolar, para ser trabalhado e desenvolvido em todas as disciplinas e assim transformando os modelos estruturais da educação básica do país.

Podem se destacar inúmeras vantagens com a inclusão do ensino da informática nas escolas, esses benefícios iniciam no âmbito escolar e depois são transmitidos para toda a sociedade, onde a escola está inserida. 

Podemos dizer que os professores capacitados fazem toda a diferença no uso da informática em sala de aula, pois esses são os detentores de informações sobre as tecnologias e que de forma pedagógica transmitiram para seus alunos os conhecimentos acerca da informática. 

Os alunos acabam conhecendo e compartilhando os seus conhecimentos para toda a comunidade, o aluno passa também a desenvolver seu próprio conhecimento com o uso correto das tecnologias voltadas para a educação.

O papel da escola no desenvolvimento

Atualmente a escola possui o papel de transformar a realidade de vida dos alunos, com o uso planejado do ensino e aprendizagem com as tecnologias, as escolas vão disponibilizar alunos com novas habilidades e com conhecimentos para ter uma vida profissional direcionada. 

As escolas também estão cientes que os alunos já nasceram na era das tecnologias e precisam disponibilizar as mesmas para tornar as aulas mais atrativas e que possam envolver os alunos com suas habilidades em uma aprendizagem e conhecimentos. 

O ensino da informática deve ser pensado como um uso baseado na busca pelo conhecimento e por novas possibilidades que as tecnologias podem disponibilizar para a escola, para os professores, alunos e para toda a sociedade escolar.

O uso adequado da informática nas escolas podem possibilitar muitos benefícios aos alunos como habilidades de lidar com problemas, habilidades de pesquisa, habilidade para novos pensamentos, aumenta o intelecto, abre oportunidades, disponibiliza aos alunos a possibilidade de obter novas informações e conhecer um novo mundo, ter acesso a várias culturas, conhecer história de populações antigas e ser novo personagem da escrita da sua própria história na sociedade.

O impacto no desenvolvimento humano

Além dessas vantagens já citadas anteriormente o ensino da informática também transforma o aluno como indivíduo, pois os alunos tornam se mais pensantes, críticos, criativos, dinâmicos, autônomos, e possuem habilidades de interagir e conhecer pessoas de forma constante e continuada, bem como outras inúmeras habilidades que os alunos podem obter com a inclusão da informática nas escolas brasileiras. 

Pensando em todas essas transformações que passam a fazer parte do perfil do aluno, as escolas devem se adaptar para uma atualização constante acerca da utilização das novas tecnologias, ser flexíveis com o ensino das disciplinas curriculares, desenvolver e incentivar formação continuada para seus professores, tudo isso pode ser definido, como um novo momento, identificado como investimento no capital humano, onde a escola está preocupada com o desenvolvimento dos seus professores e dos seus alunos.

A informática como metodologia de ensino

A inserção da informática educativa nas escolas também possibilitou aos professores desenvolverem atividades, dinâmicas, exercícios, jogos entre outros softwares e aplicativos, no auxílio do aluno com dificuldade de aprendizagem, pois pode ser estudado o caso de cada criança e desenvolvido atividades específicas para o desenvolvimento desses alunos, que por isso podem se sentir inseridos no ensino e aprendizagem, bem como possuem novas habilidades para conseguir obter conhecimento. 

Não existem limites para incluir o ensino da informática nas escolas, mas sim que as mesmas possibilitam uma grande variedade de alternativas para desenvolver as aulas com o uso dessas tecnologias em sala de aula.

Uma vantagem muito importante em se tratando da inserção do ensino da informática nas escolas é a construção do conhecimento, construção do novo saber, geralmente quando falamos sobre esse desenvolvimento ele pode ser identificado como adquirir novos conceitos científicos, construção de novas habilidades, construção de questões sócio cognitivas, competências em receber, armazenar e transmitir informações, habilidades de comunicação, seja ela realizada de forma pessoal ou virtual. 

Os atores desse processo são os professores, alunos e toda escola que possuem em seus registros profissionais que são capazes de reconstruir e desenvolver novas histórias de ensinar e aprender novos conceitos. Os alunos estão habituados a essas realidades e precisam cada vez mais de informações concisas, convincentes e próximas da realidade. 

O ensino da informática não disponibiliza todas essas vantagens como um processo único, ou demonstra um caminho certeiro, mas sim disponibiliza variáveis, disponibiliza formas e intermédios para o acesso entre a informação e conhecimento, tanto para os professores, quantos para os alunos.

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