Conforme a sociedade vai se modificando e se desenvolvendo, a maneira como a arte se apresenta também flui para várias vertentes diferentes. Esses movimentos artísticos representam a maneira como o mundo era visto e expresso através da arte em seus períodos. Nesse artigo vamos abordar os movimentos artísticos que fizeram parte do século XX.
Impressionismo
Surgidos no séc. XIX, e perdurando até meados do séc.XX, os impressionistas parecem apreender o instante em que a ação está acontecendo, criando novas maneiras de captar a luz e as cores. Nessa tendência há influência da fotografia, nascida em 1827.
Artistas: Claude Monet, Édouard Manet, Auguste Renoir, Alfred Sisley, Edgar Degas e Camille Pissarro (1830-1903). Pós-impressionismo: Paul Cézanne e Paul Gauguin, o holandês Vincent van Gogh e os neoimpressionistas, como os franceses Georges Seurat e Paul Signac.
Expressionismo
Movimento artístico que se caracteriza pela expressão de intensas emoções. Veio como resposta ao impressionismo, uma vez que tinha o intuito de trazer a realidade social e as emoções do indivíduo à face da arte. O Grito, do norueguês Edvard Munch (1863-1944), um dos expoentes do movimento.
Art nouveau
Surgiu na última década do século XIX, na Inglaterra. Fenômeno tipicamente urbano, que nasceu nas capitais e se difundiu para o interior. O Art Nouveau procurou preservar o contato do artista com a natureza e desenvolver um artesanato habilidoso. Subproduto da Art nouveau = Art déco: para objeto de decoração.
Arte aplicada
Design com função utilitária para objetos de uso cotidiano. Esse movimento artístico reúne as mais diversas tendências, entre elas: as ideias da industrialização, do movimento das Artes e Ofícios, da arte oriental, das artes decorativas e das iluminuras medievais. Artistas: Gustav Klimt e Henri de Toulouse-Lautrec.
Cubismo
Contrários ao Impressionismo, os cubistas não pretendiam fixar na tela uma impressão imaginária, mas pretendiam construir um quadro de motivos sólidos e duradouros, trazendo de volta o problema da representação do volume colorido sobre uma superfície plana. Artista: Pablo Picasso (1881-1973).
Abstracionismo
Não existe relação entre formas e não representa a realidade. Artista: Wassily Kandinsky (Impressão, Domingo).
Futurismo (1909 – Manifesto Futurista – Filippo Tommaso Marinetti):
Visão estática da realidade, exaltação do futuro.
Artistas: Umberto Boccioni (escultor), Carlo Càrra, Luigi Russolo, Giacomo Balla (Velocidade Abstrata – O Carro Passou), Gino Severeni.
Dadaísmo (início do século XX)
Nome escolhido aleatoriamente por Tristan Tzara, a palavra significa, na linguagem infantil, “cavalo”. Tinham a intenção de se libertar do pensamento racionalista, ou seja, era a libertação da psique. Sátira e crítica dos valores tradicionais.
Surrealismo
Manifestações absurdas e ilógicas do subconsciente; imagens e sonhos. Artistas: Salvador Dali (figurativo – A Persistência da Memória), Marc Chagall (figurativo – O Violino Verde), Joan Miro (abstrato – Noitada Esnobe da Princesa), Max Ernest (abstrato).
Op-Art:
Arte óptica. Vitor Vasarely foi o criador da plástica do movimento. Esse movimento Apresenta figuras geométricas, em preto e branco ou em cores, que provocam sensações de movimento.
Pop-Art: Arte popular. Movimento artístico nascido nos Estados Unidos, que retratava o cotidiano das grandes cidades na década de 1960.
Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.