Pesquisar

Profissionais da Cozinha e suas Funções

Profissionais da Cozinha e suas Funções

Os profissionais da cozinha, também chamados de “brigada de cozinha”, têm nomes de origem francesa devido à profissionalização e por ter acontecido à maior difusão. Hoje os nomes são utilizados no mundo inteiro e alguns países como o Brasil utilizam-se de traduções para que sejam melhores identificados e formalizados no ministério do trabalho.

A CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) é um documento do Ministério do Trabalho e Emprego que padroniza, descreve e classifica os códigos das profissões dos mais diversos atores do mercado de trabalho, adaptado à realidade brasileira.

A brigada da cozinha é formada por um grupo de profissionais, objetivando a preparação dos pratos e o número de profissionais que compõem esta brigada depende do tamanho do estabelecimento (restaurante, buffet, cantina e outros).

Cozinheiro

A palavra cozinheiro é geralmente indicada a todos que trabalham na cozinha, mas como a cozinha é uma empresa e todas elas existem hierarquias foram denominados nomes específicos aos profissionais especificando sua hierarquia e suas funções.

Algumas cozinhas utilizam e denominam o cozinheiro como o único profissional do estabelecimento (geralmente pequenas cozinhas) que tem como principais funções a de organizar e supervisionar os serviços de refeições, auxiliando no planejamento de cardápios e elaborando o pré-preparo e a finalização de alimentos, observando métodos de cocção e padrões de qualidade.

Chefe de cozinha ou chefe executivo de cozinha, tecnólogo em gastronomia – Gastrólogo

Com a criação do curso superior de tecnologia em gastronomia, hoje o tecnólogo de gastronomia tem o diferencial de formar-se em uma instituição de ensino superior com uma bagagem de chefe de cozinha, mas como em qualquer profissão para que alcance o cargo de gestor é conveniente começar no início da carreira.

Criam e elaboram pratos e cardápios, atuando direta e indiretamente na preparação dos alimentos. Gerenciam brigadas de cozinha e planejam as rotinas de trabalho. Podem gerenciar, ainda, os estoques e atuar na capacitação de funcionários.

Subchefe de cozinha

Substituir o chefe de cozinha quando necessário, receber e controlar as mercadorias solicitadas, cuidar da higiene nos locais de trabalho, supervisionar a qualidade da alimentação dos empregados, ocupar-se dos preparativos da cozinha no início das atividades, supervisionar o fechamento da cozinha.

Aboyeur – Receber comandas, falar com voz mais alta ou como é utilizado na terminologia da cozinha “cantar” os pedidos para os diversos setores que são entregues pelos profissionais do restaurante.

Boulanger ou Padeiro

Especialista em pães e também alguns tipos de massas, conhecedor também da confeitaria. Especialidade panificação.

Entremetier 

Preparar sopas, guarnições, legumes, batatas (exceto as fritas), ovos e produtos com farinha.

GardeManger

Saladeiro (a) Cortar, limpar e desossar as carnes, organizar e preparar pratos frios, molhos frios e separar os gêneros alimentícios e acondicioná-los em locais apropriados e supervisioná-los.

Pâtissier ou confeiteiro (a) ou doceiro (a) 

Preparar massas doces e salgadas, modelar, rechear, montar, assar massas da confeitaria, decorar os pratos de sobremesa e todos os produtos do setor.

Rôtisseur 

Assar, grelhar e fritar as carnes, aves, pescados, legumes e ovos.

Saucier 

Preparar os molhos quentes, peixes (exceto fritos e grelhados), crustáceos quentes, carnes (exceto fritas, assadas e grelhadas).

Tournant 

Substituir os principais responsáveis pelos setores nos períodos de férias, folgas e doenças, geralmente é um profissional que está sendo treinado para promoção.

Commis ou cozinheiro estagiário

Responsável pelos utensílios de cozinha do seu posto e pré-preparo.
Plongeur 

Lavador de louça 

Limpa e trata da louça e dos utensílios de cozinha.

Vestimenta profissional

A vestimenta profissional do profissional de cozinha existe no mercado com diversas opções e a escolha de uma delas será uma decisão importante de acordo com alguns critérios como conforto, identidade, durabilidade, conforto, estética e de fácil manutenção.

O principal objetivo da vestimenta profissional é a higiene e a proteção, sendo assim, o branco é a cor mais fácil de visualizar a sujeira.

Uniforme do profissional de cozinha

Cada estabelecimento estabelece o melhor uniforme, existe um padrão universal, como no exemplo que segue:

O profissional de cozinha tem o uniforme de cozinheiro como tradicional e que compõem de um jaleco branco, calça (quadriculada ou preta), avental, sapatos brancos ou pretos dependendo da empresa e antiderrapantes, chapéu maior (TOC em francês) para os chefes de cozinha.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Comércio e Indústria.

Mais artigos sobre o tema

A Origem do Queijo
Comércio e Indústria

A Origem do Queijo

O queijo existe há pelo menos seis mil anos e sua origem é uma incógnita. Conta à lenda que o primeiro queijo teria sido obtido

ler artigo »
Risco físico no ambiente de trabalho
Comércio e Indústria

Risco físico no ambiente de trabalho

São riscos ambientais que se apresentam em forma de energia como os ruídos, temperaturas extremas, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais

ler artigo »

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading