Bloqueio no voleibol
O esporte que hoje queremos falar é o voleibol ou vôlei, como também é chamado. Este é um esporte que é realizado entre duas equipes em uma quadra retangular que pode ser aberta ou fechada. A quadra é dividida por uma rede, colocada horizontalmente sobre a linha central que tem com o objetivo de realizar a divisão dos ambientes onde as equipes estão e assim, o jogo pode ser iniciado.
O vôlei foi criado no dia 9 de fevereiro do ano de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O objetivo era criar um esporte entre equipes onde não houvesse nenhum ou pouquíssimo contato físico entre com jogadores e foi pensado com o objetivo de minimizar qualquer possibilidade de lesões dos profissionais que praticam o esporte.
O Esporte Vôlei
O voleibol é jogado com uma bola e inclui diversos passes com as mãos. O objetivo principal é lançar a bola por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário.
Compreende-se como partes fundamentais que compõem o esporte as seguintes partes técnicas: o saque, a recepção, o levantamento, o ataque, o bloqueio e a defesa, com elas torna-se possível o desenvolvimento do jogo.
Além dos fundamentos, nós temos os chamados elementos, que são recursos técnicos utilizados para a execução dos fundamentos. Nesta categoria temos as posturas básicas ou posições de expectativa, deslocamentos, toque e manchete, além de outros menos utilizados.
Os fundamentos e elementos que citamos acima, caracterizam o voleibol. Quanto melhor for a técnica de execução de ambos, maior será o nível de proficiência na modalidade do praticante do esporte.
Os bloqueios no Vôlei
O aluno deverá estar de frente para a rede; com os joelhos semi-flexionados; com os cotovelos na altura e na direção dos ombros; palmas das mãos voltadas pra frente. Pode ser necessária a execução de passadas para ajustar o corpo ao local que vai ser realizado o ataque.
Alguns fatores interferem na eficácia de sua execução como o tempo disponível para a preparação; a distância entre o local do golpe na bola pelo atacante e o bloqueador; a altura e a velocidade do levantamento; a quantidade de possibilidades de combinação de ataque do adversário (BIZZOCHI, 2004).

Jogadores que podem realizar a ação de bloqueio:
1 Jogador: bloqueio simples
2 Jogadores: bloqueio duplo
3 Jogadores: bloqueio triplo
Os três tipos de Bloqueios:
Defensivo
Quando o objetivo é fazer com que a bola toque no bloqueador e o jogo tenha prosseguimento. Normalmente é realizado quando o bloqueador tem um alcance menor do que o atacante.
Ofensivo
Quando o objetivo é finalizar o ponto diretamente. Geralmente é realizado quando o alcance do bloqueador é maior do que o do atacante.
O bloqueio sofre influência de fatores como tempo de bola do atacante e do bloqueador; trajetória descrita pela bola a partir do levantamento; número de alternativas de ataque; entre outras.
Gostou do artigo da semana? Inscreva-se no nosso blog e continue nos acompanhando!