Pesquisar

Tipos de circulação sanguínea

A circulação é a passagem do sangue através do coração e dos vasos. No sistema circulatório, o coração consiste funcionalmente em duas bombas distintas, separadas por um septo. A bomba direita recebe sangue desoxigenado do corpo e o envia aos pulmões. A bomba esquerda recebe sangue oxigenado dos pulmões e o envia ao corpo. Cada bomba consiste em um átrio e um ventrículo, separados por uma válvula. 

O sangue é fundamental para a vida das células e, além de levar alimento e oxigênio para elas, o mesmo é responsável pela retirada de substâncias que não são mais úteis e saudáveis ao organismo. O caminho pelo corpo inteiro ocorre através de veias e artérias, que são subdivididas até que formem vasos totalmente finos, atingindo, assim, todas as células. 

É extremamente importante o papel que o sangue desempenha em nosso corpo. Afinal, ele retira os nutrientes dos órgãos de digestão e o oxigênio do pulmão, encaminhando estas substâncias para todas as células do nosso organismo, impulsionado pelo coração, o que possibilita o seu percurso através das artérias (veias que saem do coração). 
 
Veja abaixo os principais tipos de circulação sanguínea:

Circulação Pulmonar 

O sangue que chega ao átrio direito, através da veia cava superior e da veia cava inferior, é forçado pela contração atrial a passar pela válvula tricúspide, enchendo o ventrículo direito que, por sua vez, bombeia o sangue através da válvula pulmonar para a artéria pulmonar, chegando, enfim, aos pulmões. 

Nos pulmões, ocorrem as trocas gasosas, ou seja, a saída de CO2 do sangue para os pulmões que será eliminado pela respiração e a entrada de O2 para suprir todas as células do corpo (circulação pulmonar). 

Circulação Sistêmica 

Logo após isso, o sangue é levado até o átrio esquerdo pelas veias pulmonares. A contração do átrio esquerdo força o sangue a passar pela válvula mitral para o ventrículo esquerdo. Com sua contração, o sangue passa pela válvula aórtica, chegando à artéria aorta, que percorrerá todos os sistemas (circulação sistêmica). 

O suprimento sanguíneo nutritivo do coração é realizado pelos vasos sanguíneos coronários. As artérias coronárias principais originam-se dos seios aórticos, na porção inicial da aorta ascendente. Os ramos dessas artérias penetram a massa muscular cardíaca e irrigam a superfície do coração. Na sequência, o sangue venoso retorna através das veias coronárias, a maioria das quais desemboca no seio coronário. 
 
Veja no fluxograma abaixo o processo detalhado do sistema circulatório. 

Sistema Circulatório - Fluxograma

Circulação sanguínea colateral 

A circulação colateral é um tipo de circulação onde há comunicação (anastomose) das artérias e veias entre si, que servem como desvio para o fluxo sanguíneo, ou seja, são canais opcionais de fluxo sanguíneo. Podem ser em maior ou menor número, dependendo da região do corpo. 

Em condições normais, nesse tipo de circulação não há muita passagem de sangue através dessa comunicação, mas no caso de haver obstrução (parcial ou total) de um vaso mais calibroso que faça parte da rede anastomótica, o sangue passa a circular ativamente por essas variantes. 

Circulação portal 

E por último, temos a circulação portal, onde uma veia interpõe entre duas redes capilares, sem passar por um órgão intermediário. 

Isto ocorre na circulação porta hepática vinda de uma rede capilar no intestino (onde há absorção dos alimentos) e outra rede de capilares no fígado (onde ocorrem os processos metabólicos), ficando a veia porta intermediária entre as duas redes de capilares. 

Gostou do nosso conteúdo e ficou interessado em saber mais? Continue acompanhando o blog do Portal e aproveite para conhecer os nossos cursos voltados para a área da saúde! 

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading