Tipos de Serviços em Restaurante

Tipos de Serviços em Restaurante

Serviço à Francesa – usado em banquetes requintados ou em casas de família que possuem garçons. Esse serviço se caracteriza pela apresentação da travessa à esquerda do cliente, onde ele próprio serve com a ajuda do talher de serviço. 

Para a execução do serviço, o garçom coloca a travessa na mão esquerda, protegida por um guardanapo de serviço. 

Aproxima-se do cliente pelo lado esquerdo e levemente inclinado, para não tocar a pessoa que vai se servir, apresenta a travessa com os talheres de serviço voltados para o comensal. A travessa deve ficar na altura do prato para evitar uma possível queda de comida sobre a mesa.

Serviço à Inglesa

Algumas modalidades de servir à mesa nos restaurantes, usualmente praticadas, possuem suas origens nos hábitos familiares de determinadas épocas. É o caso do serviço à inglesa, quando o chefe de família era quem servia todas as pessoas à mesa, fossem elas da casa ou não. O serviço à Inglesa pode ser executado de duas maneiras: direto ou indireto.

Serviço à Inglesa Direto

É muito usado em banquetes e nele o garçom serve o comensal diretamente da travessa ao prato, colocando à frente do cliente, tendo o cuidado de apresentar, antes, as iguarias. É uma modalidade de serviço muito praticada nos restaurantes de categoria, pois agiliza o trabalho, embora exija do garçom muita agilidade e habilidade.

Serviço à Inglesa Indireto (ou guéridon) 

Esta modalidade de serviço consiste em compor o prato, a ser servido ao cliente, no guéridon. Na execução desta modalidade de serviço o garçom segue a seguinte rotina:

  • Colocar os pratos (tirados da estufa) sobre o guéridon.
  • Trazer da cozinha a travessa com as iguarias, apresentando-as ao comensal, pelo lado esquerdo.
  • Colocar a travessa sobre o guéridon, passando a compor o prato para cada cliente, com o auxílio de uma colher na mão direita e de um garfo na mão esquerda. Ter o cuidado de dispor adequadamente os alimentos no prato, primando por uma bela apresentação.
  • Transportar o prato a ser servido, ter o cuidado de manter o dedo polegar bem na borda do mesmo.
  • Colocar o prato já montado à frente do mise-en-place de base.
  • Seguir a etiqueta com relação à sequência de serviços, caso haja vários clientes, incluindo senhoras e crianças.
  • Deixar a travessa com o restante das iguarias sobre um réchaud no guéridon ou na cozinha, para aquecimento.
  • Na reposição das iguarias, usar o serviço à inglesa direto.

Este serviço tem as vantagens de dar plena liberdade de movimento ao trabalho do garçom. Este pode, inclusive, compor melhor o prato sob o ponto de vista da sua apresentação. Além disso, é um serviço onde não se perturba muito o cliente, inclusive na conversa que o mesmo mantém com seu acompanhante.

Serviço à Americana (ou Self-Service)

Neste tipo de serviço, o próprio cliente vai buscar os alimentos que deseja, geralmente dispostos em um buffet. O self-service é, em primeiro lugar, uma decorrência da vida moderna. É um tipo de serviço que reduz consideravelmente a necessidade de mão-de-obra, porém diminui também a qualidade do serviço prestado. 

O self-service apresenta algumas vantagens, tanto para o restaurante quanto para o consumidor. O cliente encontra preços atraentes, rapidez no atendimento e opções de alimentos variados que podem ser vistos e escolhidos na hora.

Para o restaurante, o pessoal necessário para a execução dos serviços é reduzido e menos qualificado, podendo assumir funções diversas, já que é o cliente mesmo quem executa a tarefa de servir-se. 

A opção de itens oferecidos no cardápio é limitada e a oferta de alimentos pode variar dependendo da época do ano e da disponibilidade de certos tipos de ingredientes. Além disso, os equipamentos, utensílios e materiais necessários são reduzidos ao estritamente necessário, diminuindo assim os custos operacionais.

Isso não significa, porém, que a responsabilidade dos garçons no self-service é menor. Ele deve executar de forma adequada as tarefas que lhe são atribuídas. Em alguns restaurantes self-service o serviço de bebidas é feito à mesa, pelos garçons e, além disso, o garçom continua responsável pelo desembaraço da mesa e a retirada de todas as sobras de alimentos e bebidas e utensílios que já foram utilizados.

Serviço Empratado

É o serviço em que o prato já vem da cozinha preparado e montado, sendo servido ao cliente pelo seu lado direito. Deve ser utilizado um prato especial, maior do que o de mesa, para que os alimentos sejam oferecidos em quantidade suficiente e estejam bem distribuídos pelo prato, dando a impressão de harmonia e cuidado especial em seu preparo. 

Este tipo de serviço minimiza o desperdício, pois os alimentos já são servidos em porções individuais, suficientes para uma refeição completa.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Comércio e Indústria.

Mais artigos sobre o tema

A Origem do Queijo
Comércio e Indústria

A Origem do Queijo

O queijo existe há pelo menos seis mil anos e sua origem é uma incógnita. Conta à lenda que o primeiro queijo teria sido obtido

ler artigo »
Risco físico no ambiente de trabalho
Comércio e Indústria

Risco físico no ambiente de trabalho

São riscos ambientais que se apresentam em forma de energia como os ruídos, temperaturas extremas, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais

ler artigo »