A hierarquia da Polícia Militar

No Brasil a base da organização da Polícia Militar é a hierarquia, que é composta por uma cadeia de comando a ser seguida por seus integrantes. A estrutura hierárquica dessa corporação é representada por insígnias usadas em seus uniformes. Apesar de cada Polícia Militar ser subordinada ao seu estado e não terem ligações entre si, a hierarquia é igual.

Na polícia Militar a hierarquia é dividida em duas classes, os oficiais que são classificados por postos e as praças que são classificados por graduações. Essas classes são divididas de acordo com o nível de responsabilidade e qualificação profissional. Esses graus hierárquicos são basicamente os mesmos do Exército.

Antes de aprofundarmos mais sobre a hierarquia é importante compreendermos mais sobre a profissão em sí.

O profissional da Polícia Militar

policial militar é o profissional instituído pelo Estado para realizar rotinas de proteção e segurança ao bem-estar coletivo e do cidadão, bem como de seu patrimônio. Ele realiza patrulhamento constante de vias, orienta a população, contém distúrbios civis, realiza ações de busca a criminosos e recuperação de bens, atende ocorrências como acidentes de trânsitos, brigas, assaltos e outras perturbações.

As insígnias

A partir da década de noventa, as insígnias do Comandante Geral foram reinseridas, já que havia sido banida em 1971, e foram criadas outras insígnias para importantes postos de comando. A Polícia Militar brasileira é a única na América Latina que não possui em seu quadro o cargo de Oficial General. A estrela de cinco pontas é a marca da PM em suas insígnias.

A hierarquia da Polícia Militar é dividida em:

Oficiais Superiores: Coronel, Tenente Coronel e Major; Oficial Intermediário: Capitão;

Oficiais Subalternos: Primeiro Tenente e Segundo Tenente; Praça Especial: Aspirante-a-oficial, Aluno-oficial ou Cadete (de 4º a 1º ano);

Praça Graduado: Subtenente, Primeiro Tenente, Segundo Tenente, Terceiro Tenente; e Praças: Cabo, Soldado 1ª Classe, Soldado 2ª Classe e Soldado PM Temporário.

Concursos Públicos para Policial Militar

As vagas para a carreira em Policial Militar são através de Concursos Públicos e como bem sabemos, é necessário estudar, desenvolver habilidades e alguns outros aspectos importantes para a função.

Os concursos para focar dentro da Segurança Pública são muitos e essa é uma área que cresce, apesar de ser um crescimento lento. Constantemente é realizado concursos de níveis federais e que você poderá se dedicar para conquistar uma vaga.

Na Casa do Concurseiro, constantemente são compartilhadas informações sobre concursos da área que estão abertos e diversas outras dicas de como você pode se qualificar para estar apto a conquistar a vida pública e além do mais, realizar o sonho de ser um Polícial Militar.

Requisitos para se tornar um PM

Para se tornar um Polícial Militar, também é necessário cumprir alguns requisitos como:

precisa ter 18 anos completos, nacionalidade brasileira, ensino médio completo, não ter antecedentes criminais, passar por testes de aptidão física, não usar drogas ilícitas e estar em dia com as obrigações militares (no caso dos homens) e eleitorais. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso portfólio de cursos na área de Direito.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área de Direito.

Mais artigos sobre o tema