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Análises do Ambiente Interno e Externo

A análise do ambiente interno consiste na observação dos pontos fortes e fracos da organização esportiva. Nessa etapa poderemos ter mais conhecimento se os recursos, capacidades, relacionamentos e habilidades da entidade esportiva representam desvantagens ou vantagens frente aos concorrentes.

Ter muitas lojas comercializando produtos do nosso time pode ser rentável se for administrada de maneira correta ou ser uma verdadeira dor de cabeça. Um clube esportivo com muitos torcedores pode ter problemas para disponibilizar ingressos para assistir a final do torneio tão esperada.

É interessante listarmos os pontos fortes e fracos do nosso negócio esportivo para que tenhamos uma visão clara dos aspectos que devemos focar na comunicação com o público ou com os que devem ser aprimorados.

Vejamos o exemplo de uma academia de ginástica:

Pontos Fortes

• Grande variedade de equipamentos;

• Aberta 24 horas, inclusive nos feriados;

• Preço competitivo;

• Instalações amplas e espaço para tomar banho de sol;

• Localização, de frente para uma paisagem;

• Marca tradicional e associada à qualidade.

Pontos Fracos

• Pouca oferta de serviços;

• Sempre lotada de alunos, impossibilitando que os mesmos façam uma série de exercícios;

• Falta de ar-condicionado;

• Falta de manutenção em alguns equipamentos;

• Alta rotatividade de funcionários.

E como estão os concorrentes? A academia “AB” tem poucos equipamentos? Oferece mais serviços? E a mensalidade, é mais cara? Quantas filiais têm? Abre todos os dias?

Essas informações são relevantes na análise da concorrência. Saber o que os outros estão fazendo contribui muito para que pensemos nas estratégias para o nosso negócio.

Agora que conhecemos o que há de melhor e pior em nosso negócio, vamos analisar os aspectos externos que podem apresentar ameaças e oportunidades, chamamos isso de análise externa.

Fatores como tecnologia, economia, cultura, demografia e competição facilitam ou dificultam o andamento da organização esportiva. Em momentos de crise, a academia pode reduzir o faturamento, já que é a primeira conta a ser deixada de fora do orçamento da família. O envelhecimento da idade média dos moradores do bairro pode ser uma ótima oportunidade para oferecer aulas de alongamento na região.

As redes sociais também exercem influências sobre o aluno. Muitos se matriculam na academia para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos. Com a internet conectada, essa necessidade de estar presente fisicamente se reduz.

Voltemos para o exemplo de uma academia de ginástica:

Oportunidades:
• Maior interesse das pessoas por uma vida saudável;

• Muitos fornecedores de equipamentos barateiam o custo de instalação;

• Classes emergentes com renda disponível para lazer e esporte;

• Interesse dos shoppings centers em oferecer serviços esportivos.

Ameaças:
• Aumento do número de condomínios com academias próprias;

• Aumento da concorrência com a vinda de grandes academias internacionais;

• Alto índice de inadimplência nas mensalidades;

• Aumento da internet reduz necessidade de interação social física.

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