Qual a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa?

Pesquisa demonstrando a evolução dos números

A estatística é uma ferramenta muito utilizada e está ao alcance de todos. Essa ferramenta segue dois ramos no setor de pesquisas o qualitativo, e o quantitativo, ambos com meios diferentes de coletar informações e demonstrar os dados, em geral muito dos autores desta área demonstram seus resultados através de gráficos, mais também podem utilizar na estatística nomes, cidades, cor da pele, idade, para mostrar os resultados.

Estatística quantitativa



Essas variáveis são destacadas por poderem utilizar números para demonstrar resultados, sendo classificadas em dois termos, continuas e discretas.

variáveis quantitativas usamos a representação numérica. Elas podem ser classificadas em discretas e contínuas. As variáveis quantitativas discretas acontecem relacionadas a situações limitadas, por exemplo: número de revistas vendidas, quantidade de consultas médicas, número de filhos de um casal.

No caso das variáveis quantitativas contínuas, a abrangência pertence a um intervalo que se caracteriza por infinitos valores, como exemplo podemos citar: o peso de um produto, altura dos alunos de uma escola, velocidade de objetos, entre outras situações.

Contínuas: Sendo avaliada em números como resultado de medições, por esse motivo podem assumir valores de casos decimais sendo medidas através de algum instrumento matemático.

Exemplo:

– Massa (balança)
– Altura (régua)
– Tempo (relógio)
– Pressão arterial
– Idade

Discretas: Esta variável é avaliada através dos números de contagem, só podendo utilizar números inteiros para o resultado fazer sentido.

Exemplo:

– Número de filhos, animais
– número de bactérias
– litro de leite
– número de grãos

Estatística Qualitativa



As variáveis qualitativas ou categóricas não possuem valor de quantidades, pelo contrário, são definidas através de categorias, classificando objetos, indivíduos, sendo nominais ou ordinais.

Nominais: São aquelas que não existem ordenações nas categorias.

Exemplo:

– cor dos olhos
– fumantes ou não
– doente ou sadio
– cor da pele

Ordinais: Tem ordenação entre as categorias expostas.

Exemplo:

– Escolaridade
– mês
– ano
– idade

Qual a diferença entre Qualitativa e Quantitativa?

variável qualitativa indica uma característica, uma qualidade como resposta a uma pergunta estatística. Este tipo de variável é dividido em duas subcategorias: ordinal nominal.

A variável qualitativa ordinal é aquela em que existe uma ordem entre as categorias; é dividida em estágios, níveis, enquanto a variável qualitativa nominal é aquela em que não existe uma ordem entre as categorias.

variável quantitativa indica uma quantidade numérica como resposta a uma pergunta estatística e também é dividida em duas subcategorias: discreta contínua.

A variável quantitativa discreta indica uma quantidade onde somente fazem sentido os números inteiros e contáveis finitamente, enquanto a variável quantitativa contínua indica uma quantidade real e geralmente se dá por meio de algum instrumento de medida.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Estatística. Conhaça nosso portfólio de cursos na área de Administração e Gestão.

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto! Conheça os cursos na área de Administração e Negócios.

Mais artigos sobre o tema