Observa-se que a decisão de se tornar empreendedor pode ocorrer aparentemente por acaso. Para Dornelas (2005), essa decisão ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a aptidões pessoais ou a um somatório de todos esses fatores, que são críticos para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa.
Para Dornelas (2005), o processo empreendedor tem início quando um evento gerador desses fatores possibilita o início de um novo negócio.
Compreende-se que o talento empreendedor seja resultado de:
- Percepção;
- Direção;
- Dedicação;
- Muito trabalho.
Onde existe o talento empreendedor, há a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios. Porém, talento sem ideias consiste em uma semente sem água. Quando o talento é somado à tecnologia e as pessoas têm boas ideias viáveis, o processo empreendedor está na iminência de ocorrer.
Por fim, existe a necessidade de se ter um combustível essencial para que finalmente o negócio saia do papel: o capital.
A importância de conhecer o seu mercado
O empreendedor de sucesso deve conseguir convergir Know-how, ou seja, conhecimento e a habilidade de reunir talento, tecnologia e o capital que fazem a empresa se desenvolver da maneira planejada e apropriada.
Dornelas (2005) apresenta as fases do processo empreendedor, que consistiria em:
- Identificar e avaliar a oportunidade;
- Desenvolver o plano de negócios;
- Determinar e captar os recursos necessários;
- Gerenciar a empresa criada.
Embora tais fases sejam apresentadas de forma sequencial, nada exige que uma delas tenha de ser concluída para que se operacionalize outra.
A seguir, aprimoram-se cada uma dessas fases:
Identificar e avaliar a oportunidade:
- Criação e abrangência da oportunidade;
- Valores percebidos e reais da oportunidade;
- Riscos e retornos da oportunidade;
- Oportunidade versus habilidades e metas pessoais;
- Situação dos competidores.
Essa seria a fase mais difícil. O conhecimento, a percepção, o feeling, do empreendedor, tornam-se fundamentos essenciais desse processo. Enquanto muitos dizem que isso ocorre por sorte, tantos outros afirmam que sorte é o encontro da competência com a oportunidade.
Desenvolver o plano de negócios:
- Sumário Executivo;
- O conceito do negócio;
- Equipe de Gestão;
- Mercado e Competidores;
- Marketing e Vendas;
- Estrutura e Operação;
- Análise estratégica;
- Plano Financeiro;
- Anexos
Essa talvez a fase que mais exija trabalho para os empreendedores de primeira viagem. Ela envolve conceitos que devem ser entendidos e expressos de forma escrita, em poucas páginas, dando forma a um documento que sintetiza toda a essência da empresa, sua estratégia de negócio, seu mercado e competidores, como vai gerar receitas, dentre outros.
Determinar e captar os recursos necessários:
- Recursos pessoais;
- Recursos de Amigos e parentes;
- Capitais de Risco;
- Bancos;
- Governo;
- Incubadoras.
Determinar os recursos necessários é consequência do que foi feito e planejado no plano de negócios. Já a captação de recursos pode ser feita de diferentes formas e por meio de várias fontes distintas.
Gerenciar a empresa criada:
- Estilo de Gestão;
- Fatores críticos de sucesso;
- Identificar problemas atuais e potenciais;
- Implementar um sistema de controle;
- Profissionalizar a gestão;
- Entrar em novos mercados.
Gerenciar a empresa parece ser a parte mais fácil, pois as outras já foram feitas. Mas não é bem assim. Cada fase do processo empreendedor tem seus desafios e aprendizados. Muitas vezes, o empreendedor identifica uma excelente oportunidade, elabora um bom plano de negócios e vende a sua ideia para investidores que acreditam nela e concordam em financiar o novo empreendimento.
Quando é hora de colocar as ações em prática, começam a surgir os problemas. Os clientes não aceitam tão bem o produto, surge um concorrente forte, um funcionário-chave pede demissão, uma máquina quebra e não existe outra para repor, enfim, problemas vão existir e necessitarão serem solucionados.
É aí que o estilo de festão do empreendedor fará a diferença. Esse, deve reconhecer suas limitações e saber, antes de qualquer coisa, recrutar uma excelente equipe de profissionais para ajudá-lo a gerenciar a empresa, implementando ações que visem a minimizar os problemas, e identificando o que é prioridade e o que é crítico para o sucesso do empreendimento.
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