Pesquisar

Bases para os requisitos básicos de cargos

Para toda e qualquer atividade no meu coorporativo, existem sempre maneiras de avaliar eficiência, eficácia e quem está preparado para assumir determinada atribuição. Com o intuito de trazer a luz de maneira mais clara os requisitos básicos para determinar os cargos dos colaboradores, trazemos a análise deste texto. Segue abaixo a divisão que pauta as escolhas de quem é apto a que conforme determinada característica.
a) REQUISITOS MENTAIS: neste tipo de classificação se incluem os aspectos que são importantes e imprescindíveis para a execução do trabalho, ou das tarefas, para alguns cargos, como o nível de instrução que é necessário para o desempenhar das atividades pertinentes ao cargo, bem como o nível de experiência que o cargo exige ou que o ocupante do cargo necessita possuir para desempenhar adequadamente as atividades que são peculiares ao cargo, além de aptidões necessárias, que alguns cargos podem exigir, como destreza manual, raciocínio lógico, rapidez, etc., além de iniciativa, flexibilidade, agilidade, capacidade de tomada de decisões, entre outros aspectos. Os requisitos mentais são exigidos para cargos ocupantes de níveis estratégicos ou táticos, e alguns cargos operacionais.

b) REQUISITOS FÍSICOS: esta classificação atende a todos aqueles requisitos que se referem a aspectos de força física, ou utilização da capacidade física do ocupante do cargo, como habilidades manuais, força física, raciocínio rápido para operações manuais, concentração manual e visual, porte físico forte e adequado às atividades do cargo. Assim sendo, nessa classificação busca-se adequar os ocupantes do cargo aos cargos que exijam atividades que necessitam de esforço físico. São os cargos operacionais e produtivos, que geralmente exigem alto nível de esforço físico de seus ocupantes.c) RESPONSABILIDADE: esta classificação é baseada no nível de responsabilidade que o cargo deve possuir e como o ocupante do mesmo irá desempenhar esta responsabilidade, visando alcançar os objetivos globais da empresa. Assim sendo, em toda organização existem alguns processos, documentos, ações e atitudes que necessitam ser desempenhadas por pessoas que realmente estejam (e sejam) comprometidas com a organização. Dessa maneira, esses cargos necessitam ser ocupados por pessoas dedicadas e comprometidas. Neste contexto, a classificação desses cargos deve obedecer aos aspectos de comprometimento e engajamento do ocupante do cargo para com a empresa, destacando o ponto de confiança que o ocupante dedica à organização para se fazer contemplado por tais responsabilidades. Esses cargos geralmente são estratégicos, ou táticos e os seus ocupantes ficam responsáveis por senhas de contas bancárias, valores financeiros guardados em cofres, controles de estoques, ativos da empresa sob sua responsabilidade, entre outros aspectos.

d) CONDIÇÕES DE TRABALHO: por fim, a modelagem baseada na classificação também pode ser feita baseado nas condições de trabalho, separando-se os diversos cargos pelo local de trabalho, pelo ambiente de trabalho, pelos riscos ambientais que o mesmo oferece ao cargo e também, pelo próprio ambiente físico, com suas diversas características e formatos.
Por fim, na construção da especificidade dos cargos que a organização deseja possuir, visando obter pessoas que ocuparão esses cargos, prestando os serviços condizentes com o mesmo, na forma de trabalho, como fator fundamental para as relações empregatícias, tem-se que a organização necessita fazer o desenho de cargos, que corresponde a forma adotada pela organização para desempenhar a modelagem dos cargos segundo algum critério que a mesma possa adotar e que atenda aos objetivos organizacionais que a empresa deseja alcançar.
Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Administração e Negócios.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading