Curso básico de Informática: Por que fazer?

O curso básico de informática ainda é o mais procurado atualmente e as escolas de cursos profissionalizantes ainda investem pesado nessa área.

Conhecer o computador e seu sistema operacional, desde ligar e criar pastas na área de trabalho até às funções um pouco mais complexas; aprender a digitar de forma correta e, aos poucos, de forma mais ágil; acessar a internet; conhecer e utilizar alguns programas do pacote Office (Word, Power Point, Excel), esses são alguns dos assuntos que são abordados num curso de informática básica e são, sem dúvidas, de extrema importância para dar o pontapé inicial nesse universo da informação e tecnologia.

O que eu aprendo num curso básico de informática?

Como o próprio nome diz, o curso é básico, e nele são ensinadas teorias, funções e programas básicos de um computador. Entres esses conteúdos, podemos ressaltar alguns principais:

• O computador;
• Área de trabalho;
• Como funciona o HD;
• Criar de pastas;
• Salvar arquivos;
• Programas Office;
• Acessar internet;
• Digitação;
• Entre outros.

Por que fazer um curso de informática?

O mercado de trabalho exige cada vez mais dos candidatos, requerendo novos conhecimentos e qualificações. Desta forma, é uma boa opção fazer cursos profissionalizantes para atender às exigências dos empregadores ou ficará para trás na busca por um emprego.

Assim sendo, um curso de informática dará a você o entendimento básico do tema e terá grande importância para seu currículo.

Neste artigo você vai compreender por que esse conhecimento é tão relevante atualmente e pode aumentar suas chances de entrar no mercado de trabalho.

Atualmente é difícil não termos um contato sequer com a informática. Recebemos e enviamos mensagens por meio do Whatsapp ou de e-mails, vemos vídeos e anúncios de produtos na Internet.

O mundo está se tornando cada vez mais virtual, por isso, além da preocupação em ingressar no mercado de trabalho, também é interessante aprender informática para ter conhecimento sobre as ferramentas que utilizamos no dia a dia.

Dessa forma podemos manter contato com parentes ou amigos distantes, realizar transações bancárias e tratar de urgências de qualquer tipo.

A influência de um curso de informática no mercado de trabalho

A informática é uma área essencial nos dias de hoje, em todos os segmentos do mercado. É praticamente impossível pensar em processos de trabalho atualmente, sem a facilidades oferecidas por computadores, notebooks e smartphones.

Noções de informática são essenciais não apenas na vida profissional, mas também pessoal e conforme o uso de computadores e notebooks continua a aumentar, a função do técnico de informática só tende a ser mais valorizada.

O curso Informática Básica: Operação abrange conceitos e fundamentos básicos sobre o assunto, apresentando procedimentos simples em microcomputadores e formas de manusear o equipamento.


O Portal Educação, maior instituição de ensino a distância do Brasil, oferece, entre seus mais de 1000 cursos, o curso de Informática Básica com Habilitação em Inclusão Digital e Operação. Vale a pena conferir!

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso artigo, conheça os artigos da área e continue nos acompanhando.  

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área de Tecnologia.

Mais artigos sobre o tema