Linha Horizontal e Vertical na informática

Cada vez mais estamos passando por um processo de digitalização, onde muitas das atividades que fazíamos antes de forma física, podemos fazer agora através do mundo virtual, um exemplo é ir ao supermercado, onde agora é possível fazer suas compras através de uma página de internet.

A compra de produtos através de um ecommerce, é uma das modalidades que mais cresce no Brasil. Para a popularização dessas ações, é importante ter um ambiente digital de fácil usabilidade ao usuário, por isso as linhas horizontais e verticais são de extrema importância neste processo.

As linhas horizontais e verticais são usadas para separar itens em uma página web, pois muitas vezes possui um amplo conteúdo que diverge sobre os assuntos.

Para deixar o ambiente da página mais agradável e de fácil acesso às informações desejadas, é que colocamos as linhas, e para isso aprenderemos a criá-las.

O que são as Linhas Horizontais?



A tag <hr> insere uma linha horizontal para separar o conteúdo da página. Esse comando possui diversos atributos, tais como Size, Width, Align e Noshade.

Size – Determina a espessura da linha em pixels. <hr size = 7>

Width – Determina o comprimento da linha. Esse tamanho pode ser fixo, usando um valor determinado, ou relativo ao tamanho da página, usando porcentagem. <hr width = 50%>

Pode-se determinar o alinhamento com os atributos align e noshade, que definem a ausência de efeito tridimensional. <hr width = 30% align = right noshade>

Conheça o Código

<hr size = 7>
<br/> <br/>
<hr width = 50%>
<br/> <br/>
<hr width = 30% align = right noshade>

O que são as Linhas Verticais?



Não existe uma tag específica para criar uma linha vertical, tal como o HR para linha horizontal, o que existe são macetes que substituem esse comando.

Para conseguirmos colocar linhas verticais, utilizaremos o comando <hr> configurando o atributo width com uma largura muito pequena e o atributo size com o valor muito grande.

O problema é que esse recurso não funciona para linhas verticais maiores que size = “100”. <hr width = “2” size = “100”>

Conheça o Código



<hr width = “2” size = “100”>

O segundo recurso a aplicar é o mesmo princípio de afinar largura e alongar altura. As tabelas têm os atributos border, cellpadding, cellpacing e height. As linhas não têm limite de tamanho. Então se cria uma tabela com uma linha e uma célula (sem textos) e teremos uma linha do tamanho que queremos, como no exemplo a seguir.

Código da linha Horizontal e Vertical



<HTML>
<head><title></title>
<body>
<table border cellpadding= “1” cellpacing= “0” height =”200”>
<tr>
<td>
</td>
</tr>
</table>
</body>
</html>

As configurações de páginas de WEB podem ser feitas em várias linguagens de programação, a mais conhecida delas é o HTML, exemplo que trouxemos acima. Cada linguagem pode oferecer características e funcionalidades diferentes, exigindo que o programador a estude para entender melhor sua aplicação.

Programar uma página de WEB de forma que deixe as informações de forma clara e de fácil acesso ao usuário, é um dos maiores desafios na criação de um site por exemplo, por isso torna a profissão de programador uma das mais procurados nos dias de hoje.

Ficou interessado? Inscreva-se para receber nossos conteúdos, conheça os nossos cursos de informática e saiba tudo sobre o assunto.

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto! Conheça os cursos na área de Tecnologia.

Mais artigos sobre o tema