Excel: Para que serve e como usar?

O Excel é um software de computador que é adquirido mediante compra pronto para usá-lo. Sendo um dos softwares mais usados no mundo, podendo ser utilizado do nível básico ao avançado. É muito fácil de fácil de aprender mesmo para uso em nível básico.

O Excel é ótimo para fazer tabelas, controles, cálculos, colocar uma lista de nomes em ordem alfabética, desenhos simples ou números em ordem crescente etc. É possível aprender o mínimo necessário no EXCEL em minutos. Não importa qual seja sua atividade, tenha certeza de que vale a pena aprender Excel mesmo que seja o nível básico.

Como é e como se usa?

– Ao abrir o Excel no computador você verá uma tabela, e mais um monte de botões no topo da página. Esqueça os botões por enquanto. Escolha um retângulo qualquer clicando nele com o mouse. Esses retângulos são chamados de células.

– Digite nele um nome, o seu por exemplo. Tecle Enter. Digite outro nome. Enter de novo. Outro nome… Vá para a célula ao lado do 1º nome e digite um valor qualquer, 10, por exemplo. Enter. Outro valor. Enter… Se algum nome não coube na célula, vá lá em cima, no topo da coluna, onde estão as letras A, B, C.., posicione o cursor na divisa entre elas, ele irá virar uma setinha dupla e arraste para esquerda ou direita para ajustar a largura da coluna a seu gosto.

– Caso queira, você já pode imprimir ou mudar cores, formatos, ordem, fazer um gráfico etc., etc.

Atalhos importantes que você precisa saber

Na correria do dia a dia, saber de cabeça bons atalhos facilitam e muito o trabalho. Por isso, após explicar para você a importância do software, selecionamos alguns atalhos que irão trazer mais facilidade para o seu dia. Confira abaixo:

1. Ctrl + + (sinal de adição)

Para inserir linhas, colunas ou células entre os dados.

2. Ctrl + − (sinal de subtração)

Para eliminar células, linhas ou colunas inteiras.

3. Ctrl + Shift + #

Insere uma data ao arquivo, com o dia, o mês e o ano.

4. Ctrl + Shift + _

Remove contorno das células selecionadas.

5. Ctrl + Shift + &

Adiciona o contorno às células selecionadas.

6. Ctrl + Shift + %

Aplica formato de porcentagem, sem casas decimais, às células destacadas.

7. Ctrl + Alt + V

Faz com que os valores das células copiadas apareçam sem formatação.

8. Ctrl + Page up

Alterna para a planilha anterior da sua pasta de trabalho.

9. Ctrl + Page down

Alterna para a planilha a seguinte da sua pasta de trabalho.

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