Funções típicas do administrador financeiro

As atividades financeiras têm como base de estudo e análise, dados retirados do balanço patrimonial e do fluxo de caixa da empresa; assim é possível perceber a quantia real disponível para financiamentos das atividades atuais e das novas atividades a serem implantadas.

Dentre as funções típicas do administrador financeiro estão:

Análise, planejamento e controle financeiro – baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisando a capacidade de produção, tomando decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa. O objetivo é alavancar as operações da mesma para se obter retorno financeiro e oportunidades de se investir mais nos negócios para o alcance das metas da empresa.

Tomada de decisões de investimento –
 consiste em decidir sobre a destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizável em longo prazo e ativo permanente). O administrador financeiro estuda a situação procurando apresentar os níveis desejáveis de ativos circulantes, determinam quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, buscando sempre o equilíbrio e a otimização entre os ativos correntes e não-correntes. Ou seja, deve decidir quando, como e quanto investir; se valerá a pena adquirir um bem ou direito, sempre com o intuito de evitar desperdícios e gastos desnecessários; e também decidir sobre a imobilização dos recursos correntes, que se ocorrer com altíssimos gastos na aquisição de imóveis e bens que trarão pouco retorno positivo e muita depreciação no seu valor, poderá inviabilizar o capital de giro imprescindível para a sobrevivência da empresa.

Tomada de decisões de financiamentos – dizem respeito à captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, no que tange todas as atividades e operações da empresa e necessite de capital ou de qualquer outro tipo de recurso para a execução de metas ou planos da empresa. Levando em conta a combinação dos financiamentos a curto e longo prazo com a estrutura de capital, ou seja, não se emprestará mais do que a capacidade da empresa tem para pagar e ser responsável pela suas exigibilidades. Para isso, é preciso pesquisar fontes de financiamento confiáveis e viáveis, sempre balanceando juros, benefícios e formas de pagamento.
Dependendo do tamanho e necessidade da empresa, o administrador financeiro pode exercer essas funções típicas ao atuar em cargos específicos, como:

Analista financeiro – tem como função principal preparar os planos financeiros e orçamentários, analisando desempenho e realizando previsões futuras;

Gerente de orçamento de capital –
 sua função é avaliar e recomendar as propostas de investimentos em ativos, verificando se trará resultados positivos ou negativos no aspecto financeiro;
Gerente de projetos de financiamentos – conseguem financiamentos para investimentos em ativos, ou seja, elaboram projetos que estabelecem como financiar os ativos desejados, comparando alternativas como comprar à vista ou a prazo, ou ainda realizar um leasing, dependendo de cada situação;
Gerente de Caixa – responsável por manter e controlar os saldos diários do caixa da empresa, geralmente cuida das atividades de cobrança e desembolso do caixa e investimentos em curto prazo;
Analista ou Gerente de crédito – gerencia as políticas de crédito da empresa, avaliando as solicitações de crédito, extensão, monitoramento e cobrança de contas a receber;
Gerente de fundos de pensão – supervisiona a administração de ativos e passivos do fundo de pensão dos empregados, economizando e investindo o dinheiro para atender metas de longo prazo.

Todo administrador financeiro deve levar em conta os objetivos dos acionistas e donos da empresa, pois conduzindo financeiramente os negócios, de maneira correta, proporcionará o desenvolvimento e prosperidade da empresa, de seus proprietários, sócios e stakeholders em geral.
Podemos verificar que existem diversos objetivos e metas a serem alcançadas nesta área, dependendo da situação e necessidade.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Administração e Negócios.

Mais artigos sobre o tema