Fundamentos da Logística

Antes de entrarmos nos fundamentos principais da logística precisamos entender o seu conceito inicial, afinal, a logística está presente em mais ambientes e negócios do que podemos imaginar. 

O que é logística?

A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. Nos dias de hoje, no entanto, o conceito de logística foi ampliado e abrange conhecimentos de outras áreas como engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.

Visando satisfazer a demanda dos clientes ao menor custo possível, a logística faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo. 

Para tanto, agrupa todas as atividades ligadas à posse e movimentação dos produtos nas organizações:

  • previsão da demanda
  • gestão de estoques
  • transportes
  • armazenagem
  • design de redes de distribuição
  • e outros

No contexto da Administração de Empresas, há uma área específica de concepções e atividades voltadas para o provimento de recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades das organizações.

Esta área da gestão é denominada Logística, diretamente relacionada à produção, armazenamento, distribuição, transporte e manutenção de materiais, considerando-se o valor a ser deduzido e/ou agregado a cada procedimento.

A evolução do conceito

Em sua evolução histórica, a Logística espalhou sua atuação nas várias atividades de movimentação de materiais e informações nas empresas. No entanto, todas essas atividades procuravam contribuir com a melhoria dos fluxos ao longo de toda a organização, assim como melhorar os principais vínculos com fornecedores e clientes.

Com foco nesta relação com públicos diferenciados, verificou-se a tendência da Logística abordar elementos voltados não apenas ao fluxo de materiais, como também àquele relacionado à movimentação de informações, no que se refere à forma como conteúdos são gerados, transmitidos e repassados aos grupos de interesse da empresa.

O impacto no ambiente organizacional 

Em virtude do ambiente organizacional está em processo acelerado de constantes mudanças, em razão dos avanços da tecnologia, alterações na economia e devido a outros fatores, a empresa tem de se adaptar a todo instante às novas realidades, testando suas capacidades e procurando sempre superar a nova visão empresarial.

Quando se fala, portanto, na Administração Logística, a ideia é de que se podem desenvolver os procedimentos de rotina, relacionados à produção, armazenamento, distribuição e transporte, com base em um planejamento voltado não apenas às formas de realização destas atividades, como também as diferentes opções e as demais ações/públicos envolvidas com toda e qualquer etapa empresarial.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Administração e Negócios.

Mais artigos sobre o tema