História da informática

Atualmente a informática está presente em nossas vidas e utilizadas diariamente em nossos afazeres, sejam eles pessoais ou profissionais, tudo gira em tornar da informática e das tecnologias.

No entanto existe toda uma história para a informática estar tão desenvolvida e acessível, no início seu acesso era muito restrito e com o passar dos anos ela começou a ser disseminada pelo mundo, vamos então a história da informática e conhecer seu caminho até nos dias atuais do século XXI.

O criador da Informática

A informática teve seu início na história como uma precursora da revolução tecnológica, pois ela surgiu de uma dificuldade ou necessidade dentro da, quando um Francês denominado de Blaise Pascal, desenvolve a primeira máquina de calcular, a primeira calculadora, esta por sua vez foi desenvolvida para realizar cálculos de algoritmos. Isso tudo ocorreu na década de 1642 com a invenção da primeira calculadora de algoritmos, neste momento se dá o, ponta pé inicial para o desenvolvimento da informática no mundo.

O primeiro computador da História

O primeiro computador surgiu em 1931 pela primeira vez no mundo uma máquina que realiza cálculos de forma automatizada. O computador foi desenvolvido por Vannevar Bush, através de uma pesquisa feita dentro de um centro de ciência e tecnologia, nos Estados Unidos.

Este primeiro computador realizava funções muito restritas, mas estava muito além do seu tempo. Seu sistema era analógico, como por exemplo a função de uma calculadora, no entanto ele permitia a inclusão de números, para que fossem executadas sequências numéricas infinitas.

No entanto ele era propenso a muitos erros, neste momento começa a ser utilizado o Sistema Binário de George Boole. O sistema binário de Boole é uma lógica, onde o computador conseguia fazer a leitura de número de 0 a 1, números fora desta sequência eram descartados pelo computador. O sistema binário de Boole tornou possível o desenvolvimento de microprocessadores.

A criação da HP – Hewlett-Packard Company 


Alguns anos mais tarde em 1962, surgiu a empresa que até hoje é muito conhecida, denominada de HP que desenvolver o disco magnético que tinha como objetivo armazenar as informações diretamente no computador, antes o processo era feito e armazenado através da gravação dos dados em fitas e possuíam pouco espaço para o armazenamento, já o disco tinha maior capacidade de armazenamento dos dados gravados.

O avanço da informática e a tecnologia

Atualmente temos a certeza que vários avanços da informática e das tecnologias se deram através da corrida espacial entre União Soviética e Estados Unidos, pois na década de 60 foi desenvolvido o centro de pesquisas e tecnologias avançada, conhecida como o ARPA.

Através do projeto ARPA que hoje podemos desfrutar do acesso à internet, que até o momento, pertenciam aos centros destinados a comunicação, para a guerra, como também eram utilizadas para desenvolvimento de pesquisas em universidades nos EUA.

Apesar desses grandes avanços todo trabalho com os equipamentos de informática era manual, não existia acessibilidade de qualquer usuário sem o mesmo ser qualificado para sua utilização, detentores desses conhecimentos, eram apenas pesquisadores e professores, o acesso a esses equipamentos era muito restrito.

Desenvolvimento Gráfico dos computadores


Com base nessas dificuldades de utilização e manuseio dos equipamentos de informática na década de 70 a empresa, também mundialmente conhecida como Xerox, desenvolve o dispositivo mouse e uma interface gráfica para os sistemas de computadores.

O mouse por sua vez é muito utilizado ainda atualmente, pois dependemos dele para mover, abrir e localizar as informações em nossas máquinas. Já a interface gráfica e a forma como enxergamos hoje nossa tela de computador, com ícones, janelas e vários aplicativos instalados. Saiba que nem sempre foi assim, para utilizar os programas no computador, antes dessas criações da Xerox, eram realizados comandos, diretamente na base de dados do computador.

No entanto podemos afirmar que foi uma grande evolução da informática, a criação do mouse e da interface gráfica para a utilização dos computadores.

A informação e a Microsoft


Em meados dos anos de 1975 surgem no mercado da informática a empresa Microsoft, com seus fundadores Bill Gates e Paul Allen. A empresa Microsoft tinha como objetivo disponibilizar para outras empresas e pessoas físicas um sistema operacional, onde qualquer pessoa pudesse operar um computador e realizar tarefas simples como trabalhar com software de escritório e acessar a internet.

Nesta mesma época também surge no mercado da informática dois outros personagens, muito conhecidos atualmente, os famosos Steve Jobs e Steve Wosniack, esses desenvolveram o primeiro computador pessoal chamado de Apple.

Não muito distante de todo esse sucesso da Apple, a empresa IBM em meados dos anos de 1983, em conjunto com a empresa Microsoft lançam no mercado o computador IBM PC, também um computador pessoas, este continha um sistema operacional chamado de MS DOS 2.0.

Se formos comparar essa briga pelo mercado da informática já ocorre há muito tempo com disputas muito louváveis, mas vamos levar em consideração que os maiores beneficiados com o desenvolvimento dessas empresas, com o lançamento desses produtos somos nós usuários.

Entretanto desde o início os computadores da empresa Apple tinham autos custos e eram destinadas para um público alvo diferenciado, por outro lado a empresa Microsoft tinha o objetivo de levar seus equipamentos para, um número muito grande de pessoas, pelo mundo todo, com preços mais razoáveis e acessíveis para diversas pessoas.

A informática e os dias atuais


Nos dias atuais existem várias marcas e várias empresas que dominam a área de informática pelo mundo todo, no entanto as empresas precursoras Apple e Microsoft, ainda dominam o mercado de computadores, além de outros eletrônicos pessoais, contudo estão no mercado com uma infinidade de produtos, e de certa forma o objetivo das duas empresas em levar acesso à informática, a internet e acesso a uma infinidade de tecnologias foi alcançada e podemos perceber como seu envolvimento com as pessoas ainda é muito forte, suas marcas são procuradas por pessoas aficionadas pela busca de novas tecnologias.

Atualmente podemos realizar várias funções e atividades através de um computador móvel ou através de um celular móvel.

Tanto os computadores cada vez mais leves e acessíveis, como também as novas tecnologias móveis como os celulares, também muito conhecidos como Smartphones que também possuem um sistema operacional, vários aplicativos para desenvolvimento de atividades pessoas e profissionais e tem acesso a internet a qualquer lugar que esteja e tenha disponibilidade de acesso com a internet, podemos definir os Smartphones como os computadores de mão.

Confira o nosso portfólio de cursos na área da Informática.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área de Tecnologia.

Mais artigos sobre o tema