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Logística empresarial e a atividades primárias e de apoio

Para entendermos melhor o conceito e podermos tratar de logística empresarial, precisamos conceituar primeiro o conceito de logística de uma maneira geral. Podemos dizer que logística é um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos e/ou serviços certos, no local adequado, no tempo combinado.

A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. Nos dias de hoje, no entanto, o conceito de logística foi ampliado e abrange conhecimentos de outras áreas como engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos. Vale destacar que a logística de uma maneira geral trata do processo todo para que o produto ou serviço seja desenvolvido da melhor maneira possível, mas também, diz respeito ao como são realizados e ordenados os processos internos de uma empresa visando seu melhor funcionamento.

Uma vez que entendemos o conceito geral, podemos chegar ao foco de estudo desse texto. A logística empresarial tem por trás todo um ideal de otimização dos processos de produção. É, portanto, a junção de todas as rotinas que objetivam a melhora do processo produtivo das empresas, conciliando bons custos a uma maior eficiência operacional.

Atividades primárias

As atividades primárias são primordiais para atingir os objetivos logísticos de custo e nível de serviços, já que, ou elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística, ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística. 

  • Transportes: atividade muito importante, pois absorve de um a dois terços dos custos logísticos. É essencial, pois nenhuma firma moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados de alguma forma. Adiciona valor de lugar ao produto.
  • Manutenção de Estoques: para se atingir um grau razoável de disponibilidade de produto, é necessário manter estoques, que agem como reguladores entre a oferta e a demanda. Responsável por, aproximadamente, um a dois terços dos custos logísticos. Agrega valor de tempo ao produto.
  • Processamento de Pedidos: sua importância deriva do fato de ser um elemento crítico em termos de tempo necessário para levar bens e serviços ao cliente.

Atividades de apoio

Apesar de transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos serem os principais elementos que contribuem para a disponibilidade e a condição física de bens e serviços, há uma série de atividades adicionais que apoiam estas atividades primárias. Elas são:

Armazenagem

Refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques. Envolve problemas como:

  • Localização,
  • Dimensionamento da área,
  • Arranjo físico,
  • Configuração do armazém.

Manuseio de materiais

Está associada com a armazenagem e também apoia a manutenção de estoques. Está relacionada à movimentação do produto no local de estocagem.

Embalagem de proteção

Seu objetivo é movimentar bens sem danificá-los além do economicamente razoável.

Obtenção

É a atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico. Trata da seleção das fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da programação de compras e da forma pela qual o produto é comprado. Não deve ser confundida com a função de compras, pois esta envolve detalhes de procedimento, tais como a negociação de preços e avaliação de vendedores, que não são relacionados com a tarefa logística.

Programação do produto

Enquanto a obtenção trata do suprimento (fluxo de entrada), a programação do produto lida com a distribuição (fluxo de saída). Refere-se, primariamente, às quantidades agregadas que devem ser produzidas, quando e onde devem ser fabricadas.

Manutenção de informação

Nenhuma função logística dentro de uma firma poderia operar eficientemente sem as necessárias informações de custo e desempenho. Manter uma base de dados com informações importantes – por exemplo: localização dos clientes, volumes de vendas, padrões de entregas e níveis de estoques – apoia a administração eficiente e efetiva das atividades primárias e de apoio.

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