Níveis hierárquicos: Quais os níveis?

Dentro de toda e qualquer profissão, existem cargos de maior e menos grau que envolvem níveis mais estratégicos e operacionais. E aqui, vamos abordar sobre os níveis hierárquicos da Administração.

Dentro dos atuais contextos organizacionais da administração, os níveis hierárquicos são uma importante forma de definição de escopo administrativo, ou seja, os níveis hierárquicos são os responsáveis pela definição estratégica do administrador dentro da instituição.

Quais são os níveis?

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos:

  • Estratégico;
  • tático;
  • e; operacional.

A importância dos papéis

É importante reconhecer o papel estratégico de cada um dos níveis administrativos, pois se não houver competências correlacionadas entre os setores, a chance de que as decisões tomadas não sejam repassadas ou cumpridas de maneira eficiente são grandes.

Os níveis hierárquicos da administração são importantes definições para o contexto organizacional da empresa.

Muitas atividades passam durante a sua execução por todos os níveis que citamos acima. O Profissional estratégico é responsável por analisar aspectos fundamentais da sua área ou time com o objetivo de traçar estratégias políticas e financeiras para desmembrar para planos táticos que envolvem pontos sobre como fazer, incluindo operacionais e analíticos e também, para o profissional de nível operacional.

O operacional está focado em garantir que a parte operacional seja executada da melhor forma possível e garantindo a qualidade para que o plano tático, também possa ser realizado e o estratégico possa analisar, sugerir melhorias e realizar novas ações

Portanto, da mesma forma que o papel estratégico é fundamental para aspectos que norteiam os negócios, o tático e operacional, não igualmente importantes ou, arriscamos a dizer, até mesmo. Pois, sem o operacional, as demandas planejadas no estratégico não seriam realizadas.

Quais são as definições?

Estratégico

É o nível mais elevado da hierarquia, compreende presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa. As tendências do mercado, a situação financeira do mesmo e a sua influência na organização, analisam as mudanças de comportamento do consumidor e qual serão as estratégias políticas e financeiras para adaptar-se as adversidades encontradas.

Tático

Nesse nível estão inclusos os chefes de cada sessão e os gerentes. Nessa posição as tarefas a serem desempenhadas são todas da área organizacional (financeiro, recursos humanos, linhas diferenciadas de produtos e etc). Esse nível administrativo é também responsável pela implementação das decisões estratégicas tomadas pelo nível acima.

Operacional

Nesse nível os administradores devem extrair o máximo das potencialidades do colaborador através das ferramentas administrativas que lhe são concedidas, seu papel é aperfeiçoar a produção de bens e serviços de maneiras satisfatórias em curto prazo, sempre seguindo as diretrizes estabelecidas no nível tático. Dentre os cargos inerentes a essa posição podemos citar os chefes de equipe e supervisores.

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