O Goleiro do Handebol

Handebol é hoje um dos esportes mais populares do brasil ainda que, no inicio da sua história não tenha sido assim. Por isso que hoje, esse esporte merece a nossa atenção.

Antes de falarmos mais sobre uma das posições mais estratégicas do time, precisamos entender mais sobre a história do Handebol.

História do Handebol

O Handebol que conhecemos hoje é diferente da sua origem. No início ele era jogado na rua ao ar livre e com espaços menores na formação da sua quadra. Hoje ele é realizado em quadras fechadas de 40 por 20 metros. Além disso, no início o handebol era um jogo exclusivo para mulheres e hoje é para ambos os sexos.

Pouco tempo depois da sua criação, ele se espalhou pela Europa e foi criado pelo Alemão Karl Schelenz (1890-1956) na Alemanha durante a primeira guerra mundial.

Tipos de Handebol

Existem três tipos de handebol:

  • o indoor, mais conhecido no Brasil;
  • o outdoor (ou de campo);
  • e o de praia (beach handball).

O indoor, única modalidade olímpica, é disputado dentro de quadras fechadas, com sete jogadores em cada equipe e é o mesmo que conhecemos hoje.


A formação do Time

No handebol, tanto nas equipes masculinas como femininas, cada time pode ter em seu elenco um total de 14 jogadores, mas apenas sete (um goleiro e seis jogadores de linha) entram em quadra. Os demais ficam no banco, como reservas.

O goleiro

Este jogador, dentro de sua área de gol, poderá tocar a bola com qualquer parte do seu corpo, enquanto em tentativa de defesa.
O goleiro pode, também, deslocar-se em posse de bola dentro de sua área de gol sem submeter-se às regras que se aplicam a outros jogadores nesta mesma situação.

É proibido, porém, ao goleiro, que o mesmo atrase a execução do tiro de meta.
O goleiro pode jogar, tanto em sua área quanto no restante do campo, como um jogador de quadra. Enquanto fizer isto, o jogador estará sujeito às mesmas sanções e aplicações da regra que cabem aos demais jogadores.

Para tal, é necessário que o jogador ao deixar de assumir a posição de goleiro o faça saindo de sua área de gol SEM a posse de bola. O que caracteriza essa ação é a passagem do corpo do atleta, pelo solo, sobre o lado de fora da linha que delimita a área de gol.

Ações proibidas ao goleiro durante a partida de Handebol:

• Deixar sua área de gol de posse da bola e depois colocá-la novamente dentro desta mesma área;
• Ao tentar efetuar uma defesa, submeter o adversário a perigo;
• Deixar a área de gol de posse da bola;
• Colocar a mão ou qualquer parte do corpo na bola ou puxá-la para dentro da área, enquanto a mesma encontra-se fora da área de gol, parada ou rolando;
• Depois de ter assumido posição de jogador de quadra, voltar à posição de goleiro entrando na área de gol com a posse;
• Durante a execução do tiro de 7 metros, ultrapassar para frente ou para os lados a linha ou a projeção da linha dos quatro metros antes de a bola sair da mão do jogador adversário.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça nosso portfólio de cursos na área da Educação Física e Esportes.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »