O que é tecnologia?

O termo “tecnologia” vem do grego tekhne que significa “técnica, arte, ofício”, juntamente com a palavra logos, também grega, que refere-se ao “conjunto dos saberes”. A tecnologia é um objeto de estudo constante da ciência e da engenharia que envolve vários instrumentos, técnicas e métodos que visam a resolução de situações problemáticas.
De acordo com o dicionário Michaelis, “tecnologia” é 

  • Tratado das artes em geral. 
  • Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. 
  • Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 

O termo “tecnologia” veio da revolução industrial, no final do Século XVIII, e desde então sem se expandido para diversas outras áreas, mas como bem sabemos é dentro das áreas da engenharia que o termo é mais aplicável.
No geral, o termo “tecnologia” tem sido utilizado dentro das atividades que podemos chamar de “atividades meio”, que são as organizacionais, estruturais, de informática, de treinamento, etc. e também em atividades que denominamos “atividades fim”, que são os produtos, o processo, os equipamentos, etc.
Historicamente, podemos citar a máquina a vapor como uma importante inovação tecnológica do século XVIII, pois com ela foi possível aumentar a escala de produtividade em diversos quesitos na época. 
Recentemente, o uso indiscriminado do termo “tecnologia” tem feito a palavra em si perder seu verdadeiro significado, pois estamos associando “tecnologia” somente com o setor de serviços e informática, quando a tecnologia não tem a ver só com informática, celulares de última geração, internet e afins.

Conceitos de tecnologia

Martino (1983): “Meios para prover os produtos necessários para o sustento e conforto do homem”.
Longo (1984): “Tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos empregados na produção e comercialização de bens e serviços”.
Blauner (1964) e Fleury (1978): “Se refere ao conjunto de objetos físicos e operações técnicas (mecanizadas ou manuais) empregadas na transformação de produtos em uma indústria”.
Abetti (1989) e Steensma (1996): “um corpo de conhecimentos, ferramentas e técnicas, derivados da ciência e da experiência prática, que é usado no desenvolvimento, projeto, produção, e aplicação de produtos, processos, sistemas e serviços”.
Kruglianskas (1996): “Conjunto de conhecimentos necessários para se conceber, produzir e distribuir bens e serviços de forma competitiva”.

Os benefícios da tecnologia

Segmentos como Saúde, educação e segurança são diretamente beneficiados pela tecnologia. Com sistemas mais eficientes de gestão da informação, é possível observar a ascensão das cidades inteligentes, ou smart cities, que integram plataformas e diferentes recursos para promover o bem-estar social.
Há uma enorme quantidade de vantagens ligadas ao uso de boas tecnologias. Elas permitem um negócio  mais moderno, preciso e ágil, além de garantirem que os funcionários tenham melhores carreiras e que os clientes sejam mais bem atendidos. 
Em outras palavras, gera benefícios para todas as partes interessadas, inclusive stakeholders.

Quer saber mais sobre o assunto? Inscreva-se em nosso blog, confira os cursos em nosso site e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas. Bons estudos!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área de Tecnologia.

Mais artigos sobre o tema