Pesquisar

O que é Template?

Um template é um modelo a ser seguido, com uma estrutura predefinida que facilita o desenvolvimento e criação do conteúdo a partir de algo construído a priori. Ao instalar o Joomla! em sua versão mais básica, alguns modelos já são trazidos e podem ser usados e modificados livremente, mas dependendo do que se deseja construir ou modificar, existem outros modelos que melhor se adaptam à nossa necessidade.

É neste momento que obter um template diretamente do portal do Joomla! ou então de alguma outra empresa que o forneça (de forma gratuita ou paga), pode ser uma boa maneira de se ter um sistema avançado, com um excelente acabamento e que se enquadre às necessidades da empresa.

O que é um template?

Quando se fala em template, estamos falando de um conjunto de arquivos, basicamente imagens, arquivos HTML e folhas de estilo CSS que modificam toda a estrutura que será acessada pelos usuários (o administrador não é impactado por esses novos conteúdos) e fazem uso do conteúdo salvo nas várias estruturas do sistema, como artigos e menus

Como o template é estruturado?

A parte estruturada do sistema que recupera informações do banco de dados e os organiza usando o PHP continua funcionando independentemente de qual conjunto de estilos se esteja utilizando, garantindo que mesmo depois de um novo modelo instalado, as informações permanecem inalteradas, pois existe uma clara e direta separação entre conteúdo e formato, sendo que o conteúdo fica basicamente em tabelas do banco de dados e a formatação destes dados em arquivos PHP formatados, usando HTML, e estilizados, usando CSS.

Para o que serve?

Um exemplo muito prático do que é um template e como ele pode ser utilizado é quando criamos um site em wordpress, por exemplo. O primeiro passo é escolher um template e você irá definir as cores, fontes de títulos, subtítulos e parágrafos. Estes aspectos são essenciais pois é a primeira impressão de quem acesso o site.

Entendendo os templates gratuitos

A maioria dos temas mostrados nesta etapa são gratuitos é voltada para a criação de blogs, pois apresentam uma tela inicial que exibe os últimos artigos publicados. Por mais que seja possível criar páginas tal como num site, o foco desses templates (como o Twenty exibido na imagem acima) costuma ser blogs.

Por essa razão, os temas gratuitos são recomendados a blogs de empresas iniciantes ou aqueles que tenham o objetivo de criar um blog pessoal ou sem fins comerciais, porém, tendo o WordPress como CMS.

Templates premium: como funciona?

Por outro lado, os templates premium possuem mais recursos, além de aplicações tanto para blogs quanto para sites. Assim, se o objetivo da empresa for criar um blog corporativo, um site institucional ou uma loja virtual, certamente você conseguirá encontrar um modelo que atenda a necessidade e o padrão visual do seu negócio.

Conforme apontamos anteriormente, a maioria dos temas pagos são disponibilizados em sites como o Theme Forest, apesar de você também poder encontrar os sites oficiais dos temas ao fazer uma busca no Google.

O preço dos templates variam de acordo com seus recursos, funcionalidades e suporte. Porém, o valor médio costuma ficar em torno de 69 dólares americanos, o que inclui não apenas o arquivo de instalação do template, mas também o suporte.

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continue nos acompanhando.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área de Tecnologia.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading