Quais os significados das luzes (leds) de um modem ADSL?

Você sabe qual o significado dos indicadores (ledes) de um modem que variam de acordo com fabricante (marca e modelo)?


Não? então veja o significado mais comuns deles:

Power:


Corresponde à chave de liga e desliga do modem (referente à energia elétrica).
Quando este led aceso significa que o modem está ligado;
Quando este led apagado significa que o modem está desligado.


O que corresponde a luz Ethernet (LAN)?


Corresponde à rede interna via cabo (Cabo de rede que conecta a placa de rede do computador ao modem).
Quando este led está aceso significa que está tudo correto com a estrutura física de sua rede;
Quando este led está piscando indica atividade de dados (Como fazer um download, fazer um upload, assistir a um vídeo no YouTube etc.);
Quando este led está apagado você está com um problema físico que pode ser o cabo de rede, a placa de rede de seu computador ou até mesmo o próprio modem, uma saída é testar cabo e modem em outro computador, se tudo funcionar o problema está na placa de rede de seu computador.


Entendendo o ADSL: O ADSL é apenas uma das tecnologias DSL


Corresponde ao sinal (ruído) que provem da operadora telefônica (Geralmente um cabo cinza que conecta o modem à linha telefônica).
Quando este led está aceso sinal perfeito enlace adsl estabelecido e ativo;
Quando este led está piscando pode haver algum problema no fornecimento de sinal, baixo ruído ou sem sincronismo adsl.
Quando este led está apagado não há sinal de conexão.


Internet (status ou DATA):


Corresponde ao acesso à Internet
Quando este led está aceso você tem acesso à internet, mas no momento não está enviando ou recebendo dados ou o tráfego é muito intenso.
Quando este led está piscando acessando algo na internet, recebendo ou enviando dados;
Quando este led está apagado você está sem acesso à internet, verifique a autenticação com o provedor e a configuração de seu modem (pode estar configurado como bridge ou não está configurado).


Obs. É bom lembrar que quando as luzes (leds) piscam ou estão apagados, indicam instabilidade de sinal, perda de sinal ou trafego de dados (seja por motivos elétricos, sinal emitido pela sua operadora telefônica ou sua rede interna).


Observação importante antes de instalar um modem:

1. Verifique se a embalem contém todos os componentes especificados.

2. Tenha em mão seu login, user name ou email e senha fornecidos pelo provedor de acesso à internet (provedor de acesso não é a companhia telefônica). Muitas das vezes o modem já é dedicado, ou seja, basta conectá-lo conforme o manual e você já acessará a internet.

3. Para o correto funcionamento do serviço ADSL é recomendado o uso de no máximo três microfiltros na mesma linha telefônica, sendo um para cada aparelho telefônico.

Gostou do artigo? Inscreva-se, conheça os nossos cursos da área e continue nos acompanhando.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema