Pesquisar

A menstruação prolongada e suas causas

A menstruação é o processo de descamação das paredes internas do útero que acontece quando não há fecundação: em outras palavras, a menstruação é a eliminação de sangue e fluidos corporais no corpo da mulher.  

A idade da primeira menstruação pode variar de mulher para mulher; pode ocorrer aos 9 ou até mesmo aos 18 anos e depende muito de cada organismo.

Quanto tempo dura a menstruação?

No geral, a menstruação é um processo incômodo, mas indica que o sistema reprodutor da mulher está funcionando normalmente. Em circunstâncias normais, o fenômeno acontece de 28 em 28 dias, podendo durar de 3 a 7 dias. 

Há casos em que a duração da menstruação é maior, podendo chegar a 10 dias ou mesmo mais. A menstruação prolongada pode ser causada por diversas possíveis alterações no ciclo menstrual, todas dignas de diagnóstico clínico para avaliação e tratamento.

Tipos de Sintomas

Algumas mulheres podem chegar a ter fraqueza e tontura, acentuando ainda mais a necessidade de ajuda médica. Uma consequência comum a todos os tipos de menstruação prolongada é a anemia, devido à perda considerável de sangue do organismo.

Antes, também é possível sentir alguns sintomas, como: 

  • Inchaço abdominal;
  • Retenção de líquidos;
  • Dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Mudança repentina de humor;
  • Irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Indisposição;
  • Ansiedade;

Causas da Menstruação prolongada

A hipermenorragia é o aumento na quantidade e na duração do sangramento, a hipermenorréia é a designação dada aos ciclos que demoram mais de cinco dias de sangramento e a menorragia é o aumento da quantidade de sangue eliminado. 

Algumas causas da menstruação prolongada incluem a obesidade excessiva, infecções, alterações hormonais, lesões vaginais, doenças do fígado e/ou dos rins, problemas no processo gestacional, ovários policísticos, endometriose e miomas, que são formações nodulares desenvolvidas na parede do muscular do útero chamadas de tumores benignos.

Solicitado o auxílio médico e identificada a causa da menstruação prolongada, o tratamento pode ser iniciado para a solução do problema específico. Geralmente, os médicos indicam a ingestão de hormônios através de contraceptivos juntamente com pílulas de progesterona durante certo período. Suplementos de ferro para amenizar a anemia também são indicados, assim como antiinflamatórios não-esteróides para reduzir as perdas sanguíneas.

Mulheres jovens que ainda não ovulam regularmente e mulheres mais velhas que estão se aproximando do período de menopausa são as que têm maior probabilidade de experimentar a menstruação prolongada. Contudo, ao perceber qualquer anormalidade no ciclo menstrual, a primeira recomendação é ainda procurar por ajuda médica.

Por isso, procure o ginecologista da sua confiança e faça um acompanhamento de perto e qualquer anomalia, contate o seu médico. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Atividade Física para Gestantes e entenda funciona o ciclo menstrual e o corpo feminino.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading