Sensação de queimação na pele: O que pode ser?

Você já deve ter sentido que, algumas vezes, aquela sensação de queimação na pele ou ardência, certo?

A verdade é que existe algumas razões para você estar sentindo essa sensação e que independente qual seja, é importante buscar ajuda médica. A Automedicação não é a melhor alternativa e você pode estar se colocando em risco ao fazer isso.  

Sentir que a pele está ardendo, seja em uma área específica do corpo ou até mesmo em uma grande área, é algo bem desconfortável, ainda que, por vezes, ela não é uma das piores sensações, mas, acaba causando muito desconforto e preocupação para quem sente.

Quem tem essa sensação na pele, é importante saber que pode ser um alerta para vários problemas, por isso, a busca por um tratamento com um especialista, como médicos dermatologistas é extremamente importante.

Em casos mais leves, esse tipo de reação pode ser o reflexo de alguma utilização inadequada de algum produto em loção, como cremes, hidratantes ou pomadas e o indicado para essa situação, é parar imediatamente, a aplicação deste produto. Mas, vamos falar sobre as razões?

Quais as razões de sentir a pele queimar ou arder?

Para ajudar você a entender mais sobre essa sensação de queimação ou ardência na sua pele, podemos elencas algumas possibilidades que podem estar gerando este tipo de sensação, sendo elas:

Herpes:


A Herpes é uma doença sexualmente transmissível (DST) e é muito conhecida por causar a sensação de queimação além de outros sintomas.

Existem vários tipos de herpes e todas elas devem ser tratadas imediatamente pelo profissional mais adequado, pois algumas sequelas podem ocorrer em caso o tratamento não seja realizado rapidamente.

Trauma:

Qualquer pessoa que acabou de passar por um trauma severo poderá ter a sensação de queimação no corpo ou no local afetado.

Por exemplo, ao passar por um acidente onde a pessoa lesiona uma parte específica do corpo. Neste local onde houve ou ainda há uma lesão, é possível sim, sentir uma queimação ou ardência, pois o corpo está em processo de cura.

E isso ocorre, devido ao fato das fibras nervosas do corpo, estarem reagindo a situação que pessoa enfrentou.

Coluna Vertebral:

A sensação de queimadura ou ardência, costumam ser muito comum em pessoas que apresentam doenças que afetam a coluna vertebral. Como por exemplo:

  • Dor facetaria;
  • Escoliose;
  • Espondilolistese;
  • Estenose de canal lombar;
  • Fraturas por osteoporose;
  • Hérnia de disco lombar;
  • Hérnia de disco cervical;
  • E, Lombalgia.

Portanto, busque compreender em qual região do seu corpo você sente mais dormência ou queimação e busque, o mais rápido possível, um auxílio médico. A ajuda pode vir de um dermatologista ou de outras especializações médicas, mas identificar quem pode ajudar, é essencial.

Doenças que afetam essa região, apresenta também, a sensação de dormência e queimadura nas extremidades e uma dor muito forte nas nádegas também pode acontecer. Portanto, perceba em qual região a dormência ou queimadura se apresenta no seu corpo.

Aparelho Vascular:

A doença vascular periférica pode ser também uma das causas da sensação de queimação na pele e ou ardência.

Nesta situação, o fluxo de sangue no corpo é reduzido afetando as pernas e algumas vezes os braços, por exemplo, e podem apresentar também um aumento da pressão arterial, unhas grossas, inchaço nos pés e lábios azuis.

Alguns fatores que podem ser responsáveis pela sensação:

– Deficiências hormonais;
– Problemas na pele;
– Lesões nervosas;
– Hanseníase;
– E, picadas de animais marinhos ou de cobra.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Cuidados Básicos com a Pele e o nosso portfólio de cursos na área de Estética.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema