As Funções cerebrais

O cérebro humano é dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo. De acordo com Stevanato, o hemisfério esquerdo é responsável pelas funções de análise, organização, seriação, atenção auditiva, fluência verbal, regulação dos comportamentos pela fala, praxias, raciocínio verbal, vocabulário, cálculo, leitura e escrita. É o hemisfério dominante da linguagem e das funções psicolinguísticas.

O hemisfério direito é responsável pelas funções de síntese, organização, processo emocional, atenção visual, memória visual de objetos e figuras. O hemisfério direito processa os conteúdos não-verbais, como as experiências, as atividades de vida diária, a imagem das orientações espaço-temporais e as atividades interpessoais.

O autor refere que para que uma criança aprenda é necessário que se respeitem várias integridades, como o desenvolvimento perceptivo-motor, perceptivo e cognitivo, e a maturação neurobiológica, além de inúmeros aspectos psicossociais, como: oportunidades de experiências, exploração de objetos e brinquedos, assistência médica, nível cultural.

Há quatro lobos cerebrais: Lobo Frontal, Lobo Occipital, Lobos Temporais e Lobos Parietais, estes que tem funções especificas em todo o corpo.

Lobo Frontal

O Lobo Frontal que fica na parte da frente do crânio, é responsável pelo planejamento de ações, bem como o pensamento abstrato. Ainda nestes encontra-se o Cortex Motor e o Cortex Pré-frontal. O Cortex motor está relacionado a motricidade voluntaria. O Cortex pré-fontral esta relacionado com o planejamento de comportamentos e pensamentos complexos, a atividade básica desta área cerebelar é resultado de pensamentos e ações em acordo e metas.

Lobos Occipitais

Ficam localizados na parte inferior do cérebro e processa estímulos visuais que decodificam e classificam em cores, tamanhos, formas etc.

Lobos Temporaias

Localizam-se próximo as orelhas e são responsáveis por processar estímulos auditivos que permite reconhecer diferentes sons e sua origem.

Lobos Parietais

Estão na parte superior do cérebro, possibilitam a percepção de sensações como tato, dor e calor. Por ser responsável em receber estímulos obtidos com o ambiente externo, representa todas as áreas do corpo.

O cérebro tem função de receber as informações e estímulos oferecidos externamente ao corpo humano. Através destas informações o cérebro decodifica e encaminha para uma área responsável que será entendida e é gerado um comportamento, que pode ser mecânico ao corpo ou por reações físico-químicas neuronais que geram as memorias e condicionamentos.

A integridade física e funcionalidades químicas do encéfalo são fatores primordiais ao bom funcionamento do organismo e do psiquismo do sujeito. Um déficit ou mesmo um trauma na massa encefálica e seus compostos afetam diretamente nos processos de aprendizagem.

O cérebro íntegro está preparado para todos os processos de aprendizagem ofertados pelo meio externo. Quando há dificuldade de aprendizagem, foi por meio adquirido, como por traumas e lesões. Para solucionar tais dificuldades é preciso que se estimule o cérebro de forma correta e eficaz para que tal recupere partes ou até mesmo integralidade das funções perdidas.

A importância da prática psicopedagógica

A prática psicopedagógica tem potencial para atuar diretamente nestes aspectos, com técnicas relacionadas a assimilação, estratégias de ensino e fases de equilibração para o aluno, auxiliam na cognição de acordo com a demanda da criança.

Dentro de fatores neuropsicológicos são comuns a presença da Dislexia, Disfasia, Disgrafia, Discalculia que podem estar ligados distúrbio de comportamento como Hiperatividade e Déficit de Atenção. Técnicas de estudo pedagógicas, intervenções neurológicas e terapias cognitivas comportamentais, são aliados ao bom rendimento do aluno quando há algum dos distúrbios acima diagnosticado.

Com tudo, verifica-se que o baixo rendimento escolar pode estar diretamente ligado a dificuldades psicológicas e, como também nos Sistemas Nervosos, Central e Periférico. Tanto a integridade física do encéfalo quanto o interesse e motivação do aluno, geram consequência no processo de cognição.

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