Capacidade Física: Características das 05 principais

A capacidade física também podem ser chamados de capacidade motoras, que são componentes de rendimento físicos.

Tipos de Capacidades Físicas Musculares

As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondente à parte física corporal do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.

  • Resistência
  • Força
  • Flexibilidade
  • Agilidade
  • Velocidade.

 

Resistência muscular localizada

É a capacidade física de realizar repetições de movimentos musculares. É a modalidade de exercício que testa a capacidade muscular de suportar altas cargas durante um tempo. Abaixo, vamos explicar qual o material que você precisa e como você pode fazer.

Material utilizado para Resistência muscular localizada

Como fazer

O aluno deve ficar deitado com as costas no chão com pernas flexionadas, pés sobre o solo e calcanhares a uma distância de 30 cm do glúteo. O ângulo nos joelhos não deve ser menor do que 90º.

Ele deverá permanecer com as mãos atrás da nuca com dedos entrelaçados, situando seus cotovelos num só plano, que será aberto, sobre o solo. Já os seus pés, deverão ficar unidos e em contato com o chão, sendo fixados por um companheiro, este exercício também é muito conhecido como abdominal.

O aluno contraí os músculos abdominais, levando a cabeça e os cotovelos para frente, flexionando o tronco e finalmente tocando os cotovelos nos joelhos. Voltando à posição inicial com seus cotovelos num só plano abertos sobre o solo, antes de iniciar um novo ciclo.

Capacidade Física Muscular: Força

É a capacidade física de produzir tensão muscular, podendo esta ser estática ou dinâmica.
O teste de força pode e deve ser realizado, traçado a partir da musculatura que se deseja avaliar, buscando sua força máxima. Com este teste, é possível traçar objetivos no treinamento para esta musculatura.

Capacidade Muscular: Flexibilidade

É a capacidade de amplitude das articulações. É importante frisar que todas as articulações têm um limite de amplitude e que este limite deve ser respeitado sob pena de lesão.

Material

Banco sueco e fita métrica.

Como fazer

O aluno senta-se no chão, com os pés colocados na superfície marcada. As pernas devem permanecer estendidas com uma distância máxima de 35 cm entre os calcanhares; uma pessoa auxilia a permanência das pernas em extensão. O aluno inclina-se para frente, com as duas mãos viradas para o solo e paralelas entre si.

A posição de máxima inclinação do tronco à frente deve ser mantida por dois segundos. A marca zero da fita métrica fica aproximadamente sobre a linha dos joelhos.

Serão permitidas apenas duas tentativas para se obter a flexibilidade correta do cliente.

Capacidade Física muscular: Agilidade

É a capacidade de realizar mudanças rápidas de direções, com grande velocidade. Como exemplo, podemos citar atletas de esportes coletivos como, futebol, basquetebol e handebol, nos quais são necessárias mudanças constantes de direções em busca da bola.

Material:

Dois blocos de madeira de 5 cm de largura por 5 cm de altura por 10 cm de comprimento e um cronômetro.

Descrição

Duas linhas paralelas devem ser marcadas no solo, com 9,1 metros de distância uma da outra. Posicionar os blocos de madeira atrás de uma das linhas. O cliente deve começar atrás da linha oposta aos blocos Ao sinal dado pelo avaliador, corre para os blocos, pega um deles e volta para a linha inicial, colocando-o atrás da linha: a seguir corre de volta pegando o segundo bloco e carrega-o de volta até a linha de partida.


Capacidade muscular da Velocidade

Conhecida também por resistência anaeróbia, consiste na capacidade de execução de determinada atividade com alta intensidade e em curto espaço de tempo, possuindo como ponto comum a baixa utilização de oxigênio. Exemplo: Corridas curtas.

Um cronômetro e local demarcado.

O avaliado posiciona-se atrás da linha de partida e, ao sinal do avaliador, inicia a corrida até a linha de chegada. O cronômetro é acionado no momento exato em que o aluno dá a primeira passada.


É a capacidade física obtida em virtude de uma combinação de ações musculares, com o propósito de assumir e sustentar o corpo, posicionado sobre uma base contra a ação de forças externas, de maneira estática ou com movimento. Exemplo, caminhar por uma superfície de pequena amplitude.

Trave com 4 cm de altura e 3 cm de largura, fixadas em dois apoios próximos às suas extremidades.

O avaliador deve permanecer em equilíbrio durante o máximo de tempo possível sobre a trave, utilizando o pé dominante. Deverá flexionar a perna livre para trás, segurando-a com a mão do mesmo lado. O outro braço deve ser utilizado para manter o equilíbrio. O avaliado deverá segurar no antebraço do avaliador para assumir a posição correta e o teste será iniciado quando este largar do antebraço.

O avaliado deve manter-se em equilíbrio por 1 minuto e cada vez que perder o equilíbrio, isto é, soltar a perna livre, ou tocar o solo com qualquer parte do corpo, o teste deve ser interrompido momentaneamente, travando-se o cronômetro.

Agora que você já conhece cada tipo de exercício ideal para potencializar cada capacidade muscular do corpo, coloque em pratica com os seus alunos e pratique você também. Cadastre-se no nosso blog para continuar outros assuntos.

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