Pesquisar

Evitando problemas na gengiva com Bicarbonato de Sódio

A gengivite é uma inflamação que pode trazer inúmeros problemas não somente para a gengiva em si, como também nos dentes, osso e ligamentos de suporte dental. Este é um problema que apenas dentistas qualificados são qualificados para tratá-la.

Porém, existe uma forma de prevenir este e outros problemas com a higiene bucal cotidiana com o uso do bicarbonato de sódio, que se mostra como um aliado muito eficaz para a prevenção de gengivite.

Utilizar corretamente o bicarbonato de sódio, fio dental e a escovação podem diminuir os riscos e efeitos da gengivite. Podendo auxiliar aqueles que já apresentaram este problema para evitar assim o seu reaparecimento. Para ajudar, separamos quatro passos para ajudar  no seu problema da gengiva.

Passo 1:

Despeje de duas a três colheres de chá de bicarbonato em um pequeno copo. Depois coloque de uma a duas colheres de chá de água quente no mesmo. Não coloque a água em estado de ebulição, ou seja, fervendo, porém quanto mais quente a água estiver melhor serão os efeitos.

Passo 2

Coloque uma colher de chá de água oxigenada a 1/3 da quantidade presente no copo com água quente e bicarbonato realizado no passo 1. Depois de despejar, misture bem até que forme uma pasta densa e homogênea.

Aplique esta mistura nas gengivas e nos espaços entre os dentes, especialmente nos locais onde os alimentos tendem a se acumular mais. A utilização do fio dental nos espaços mais complicados pode ajudar bastante, não somente para este procedimento, mas todos os dias. O fio dental é um grande aliado à escovação diária.

Passo 3

Neste processo, pegue a sua escova de dente e mergulhe na mistura, e depois escove os dentes normalmente. Escove bem especialmente sobre a borda da linha da gengiva, porque é neste local onde a placa bacteriana e também o tártaro se formam. Sendo assim, cuidar desta região ajuda a evitar a inflamação que falamos no começo, a gengivite.

Passo 4

Repita todo os processos acima, ao menos, duas vezes por semana. O interessante é que o bicarbonato de sódio ajuda a desinfectar a boca e deixá-la livre de bactérias, trabalhando de forma abrasiva e suave nos espaços entre os dentes.

Aqueles que apresentam uma condição grave de inflamação na gengiva podem realizar este procedimento mais de uma vez na semana, mas sempre seguindo as recomendações de um dentista especializado.

Aplicando o bicarbonato puro, diretamente na pasta de dente, e em seguida realizar a escovação normal, ajuda bastante a tratar e evitar a gengivite. A utilização do bicarbonato de sódio é comprovadamente benéfica no tratamento de gengivite, tártaro, placa bacteriana e aftas. Mas lembre-se, o acompanhamento de um dentista é sempre importante!

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continue nos acompanhando.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading