Muito se fala sobre micro e macroambiente no mundo dos negócios, mas você realmente entende o significado que ele tem?
O que é um Macroambiente?
O macroambiente é formado por um conjunto de fatores externos que podem influenciar nos rumos de uma empresa, seja para o seu crescimento ou estagnação.
Portanto, ele é visto como um ponto fora da empresa e relaciona com os pontos externos e que abordam assuntos como respeito a questões das esferas política, social, tecnológica, legal, entre outras.
O macro ambiente está em constante mudança devido às forças externas que o regem. Em função dessas forças, uma série de tendências pode surgir, tais como: variáveis políticas, econômicas, culturais, ações da concorrência etc. E por esses e outros motivos que os profissionais de marketing devem estar atentos às essas variáveis para tentar se antecipar e ampliar o seu diferencial competitivo.
Abaixamos listamos alguns pontos que também podem influenciar o macroambiente:
• A comunidade e sua cultura
• Economia
• Política
• Globalização e tecnologia
• Variáveis do mercado (tendências, concorrentes e mudanças comportamentais dos clientes)
A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que oferece oportunidades e ameaças para os negócios.
Ambiente Demográfico:
É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados e muitas vezes estão relacionadas ao público-alvo da organização.
Ambiente Econômico:
Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.
Ambiente Natural:
Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.
Ambiente Tecnológico:
É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.
Ambiente Político/Legal:
As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.
Ambiente Cultural:
É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.
Vale ressaltar que o estudo do macroambiente é uma ferramenta fundamental para a organização, buscar adaptação e competitividade. O macroambiente compõe o cenário no qual a organização está inserida e as variáveis relacionadas a este ambiente, devem ter uma atenção especial na busca por diferenciais.
Diferenças entre o Macroambiente e o Microambiente empresarial
Vimos que o macroambiente sofre muitas influências de fatores externos do negócio, como econômicos, políticos e sociais
Já o Microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva.
Como por exemplo, a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes, comunicação interna e etc.
Dentro do conceito de Microambiente, há uma outra divisão que resulta em Microambiente interno e Microambiente externo.
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