Macroambiente: O impacto no mundo dos negócios

Muito se fala sobre micro e macroambiente no mundo dos negócios, mas você realmente entende o significado que ele tem?

O que é um Macroambiente?

O macroambiente é formado por um conjunto de fatores externos que podem influenciar nos rumos de uma empresa, seja para o seu crescimento ou estagnação.

Portanto, ele é visto como um ponto fora da empresa e relaciona com os pontos externos e que abordam assuntos como respeito a questões das esferas política, social, tecnológica, legal, entre outras.

O macro ambiente está em constante mudança devido às forças externas que o regem. Em função dessas forças, uma série de tendências pode surgir, tais como: variáveis políticas, econômicas, culturais, ações da concorrência etc. E por esses e outros motivos que os profissionais de marketing devem estar atentos às essas variáveis para tentar se antecipar e ampliar o seu diferencial competitivo.

Abaixamos listamos alguns pontos que também podem influenciar o macroambiente:

• A comunidade e sua cultura

• Economia

• Política

• Globalização e tecnologia

• Variáveis do mercado (tendências, concorrentes e mudanças comportamentais dos clientes)

A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que oferece oportunidades e ameaças para os negócios.

Ambiente Demográfico: 

É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados e muitas vezes estão relacionadas ao público-alvo da organização.

Ambiente Econômico: 

Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

Ambiente Natural: 

Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

Ambiente Tecnológico: 

É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

Ambiente Político/Legal: 

As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

Ambiente Cultural: 

É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

Vale ressaltar que o estudo do macroambiente é uma ferramenta fundamental para a organização, buscar adaptação e competitividade. O macroambiente compõe o cenário no qual a organização está inserida e as variáveis relacionadas a este ambiente, devem ter uma atenção especial na busca por diferenciais.

Diferenças entre o Macroambiente e o Microambiente empresarial

Vimos que o macroambiente sofre muitas influências de fatores externos do negócio, como econômicos, políticos e sociais

Já o Microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva.

Como por exemplo, a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes, comunicação interna e etc.

Dentro do conceito de Microambiente, há uma outra divisão que resulta em Microambiente interno e Microambiente externo.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Gestão de Vendas. Conheça nosso portfólio de cursos na área de Administração e Negócios.

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto! Conheça os cursos nas áreas de Marketing e Design.

Mais artigos sobre o tema