Sociologia da comunicação

Comunicação social, também conhecida como “mídia” ou “comunicação de massa”, refere-se à transmissão de mensagens, de maneira ativa com o desígnio de atingirem um público heterogêneo. 

Tradicionalmente, os meios de comunicação social são indicados de 1° grau: imprensa, rádio, cinema, televisão e de 2° grau: vídeo, disco, fita etc. Esta distinção assenta especialmente na forma como vemos os mesmos e a importância maior ou menor assumida por eles perante todo processo da comunicação.

A sociologia e a tecnologia 

Desde o aparecimento de novas tecnologias a seriedade sobre os meios de comunicação aumentaram. Por outro lado, os meios de “comunicação de massa” mais tradicionais, como por exemplo, o Rádio e a Televisão, presente na vida de quase todos os indivíduos, continuam a funcionar como instrumento de controle social.

Com relação às novas tecnologias da informação, pode-se observar que não existe hoje nenhuma grande empresa de comunicação que não disponha de uma tecnologia sofisticada para transmitir as suas mensagens. Estas novas tecnologias abrem, sem dúvida nenhuma, uma nova alternativa para as formas tradicionais de usufruto dos tempos livres, em especial nas atividades de lazer domésticas.

O aparecimento de uma sociologia especialmente centrada na comunicação é algo muito recente. Porém, as ciências sociais, desde o seu início teve estudiosos centrados nos estudos de alguns dos problemas da comunicação humana. Mas, talvez tenha sido a expansão dos meios de comunicação de massa e a sua crescente importância, que fez com que diferentes disciplinas abordassem cada vez mais este tema.

Comunicação de Massa e a importância da sociologia

A sociologia da comunicação pode ter seu estudo voltado para o processo interativo que envolve o intercâmbio de símbolos e significantes. Ou melhor, o processo através do qual um conjunto de significados se transforma em uma mensagem é transferido para uma ou mais pessoas de tal maneira que o significado seja equivalente à interação dos iniciadores da mensagem. De forma muito simples, pode-se também considerar, a comunicação como a gestão de mensagens com o propósito de criar significados.

O que é Comunicação de Massa? 

A Comunicação de Massa se dá pela disseminação de informações pela Mídia. Como os diferentes órgãos e empresas de comunicação mediam o diálogo entre as pessoas, são denominados meios de comunicação. A Comunicação de Massa tem a particularidade de atingir grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.

Ela surgiu no séc. XIX, com o jornal diário, mas se consolidou no séc. XX com o rádio, o cinema e o meio de comunicação de massa por excelência, a TV. 

A comunicação de massa é a comunicação feita de forma industrial, ou seja, em série para atingir um grande número de indivíduos, a sociedade de massa. Mas existe uma diferença, embora pequena, entre a indústria cultural produzida pelo Estado e a difundida pelas empresas, indústria e comércio, como acontece no modelo norte-americano. 

No primeiro modelo fica claro o totalitarismo político, porém a sociedade de massa, apesar de não parecer, também é uma sociedade totalitária e muito mais perigosa, pois os dominados não têm consciência de que assim o são e não percebem até onde vai essa dominação. 

A cultura de massa é o que mais interessa aos comunicadores, sua mensagem é pública, rápida e transitória e sua audiência é heterogênea, anônima e muito grande. Segundo Theodor Adorno, a mídia não se volta apenas para suprir as horas de lazer ou dar informações aos seus ouvintes ou espectadores, mas faz parte do que ele chamou de indústria cultural. Esse tipo de comunicação tem influência direta na cultura de um povo, é através dela é que a mídia insere gostos musicais, maneiras de se vestir e até mesmo de pensar determinados assuntos.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos nas áreas de Marketing e Design.

Mais artigos sobre o tema

Marketing e Design

Sociologia da comunicação

Comunicação social, também conhecida como “mídia” ou “comunicação de massa”, refere-se à transmissão de mensagens, de maneira ativa com o desígnio de atingirem um público

ler artigo »