Medicamentos para Colesterol – Triglicerídeos

O colesterol é um tipo de gordura (lipídeo) encontrado naturalmente no corpo humano e fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol está presente em quase todos os tecidos e órgãos do corpo humano, é um componente estrutural das membranas celulares, utilizado para a produção de vitamina D, ácidos biliares, hormônios, entre outras funções.
O problema é quando estamos com excesso de colesterol, isso acarreta inúmeros problemas para a saúde e funcionamento dos sistemas biológicos. Os principais problemas relacionados com o excesso de colesterol no corpo são os problemas cardiovasculares.

O colesterol do nosso organismo tem duas origens:

  • Endógena:  produzido pelo nosso próprio corpo, principalmente pelo fígado.
  • Exógena: adquirido através dos alimentos.


O colesterol está dividido em frações:

Como se trata de uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue, da mesma forma que gotas de óleo não se dissolvem na água. Portanto, para viajar através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos, o colesterol precisa de um transportador. Essa função cabe às lipoproteínas que são produzidas no fígado. As principais são:

  • VLDL (Very low-density lipoprotein).
  • LDL (Low-density lipoprotein).
  • HDL ( High-density lipoprotein).


O LDL transporta colesterol e um pouco de triglicerídeos do sangue para os tecidos. O VLDL transporta triglicerídeos e um pouco de colesterol. Já o HDL é um transportador diferente, ele faz o caminho inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos.
Portanto, enquanto o LDL e o VLDL levam colesterol para as células e facilitam a deposição de gordura nos vasos, o HDL faz o inverso, promove a retirada do excesso, inclusive das placas arteriais. Por isso, denominamos o HDL como “colesterol bom” e o VLDL e o LDL como “colesterol ruim”.
O colesterol derivado de gorduras saturadas e gordura trans favorece a produção de LDL, enquanto o consumo de gorduras insaturadas, encontrada no azeite, peixes e amêndoas, por exemplo, promovem a produção do HDL.
Portanto, ao dosarmos os valores das lipoproteínas transportadoras LDL, VLDL e HDL temos uma avaliação indireta da quantidade e da qualidade do colesterol que circula em nosso sangue. Por isso, o lipidograma, exame usado para dosar as lipoproteínas, é usado para avaliarmos os níveis de colesterol sanguíneos.

VALORES DE COLESTEROL HDL E LDL

LDL

  • Menor que 100 mg/dL – Ótimo.
  • Entre 101 e 130 mg/dL – Normal.
  • Entre 131 e 160 mg/dL – Normal/alto.
  • Entre 161 e 190 mg/dL – Alto.
  • Maior que 190 mg/dL – Muito alto.

HDL

  • Menor que 40 mg/dL – Baixo (ruim).
  • Entre 41 e 60 mg/dL – Normal.
  • Maior que 60 mg/dL – Alto (ótimo).


Os principais medicamentos utilizados para combater índices elevados de triglicérides no organismo são:

Todo paciente com colesterol e/ou triglicerídeo elevado deve se submeter à dieta, praticar exercícios físicos regulares e, se estiver acima do peso, emagrecer.
Os medicamentos de escolha para redução do LDL e aumento do HDL são as estatinas, também chamadas de inibidores da enzima HMG-coA reductase (enzima do fígado responsável pela produção de colesterol). As estatinas também agem na redução dos triglicerídeos.
Podemos destacar duas linhas de medicamentos ministrados junto aos pacientes para controle e regulação dos triglicerídeos e do colesterol, sendo elas:

  • Fibratos (genfibrozila, fenofibrato) – medicação ligada a quadros em que o paciente apresenta triglicerídeos alto.
  • Estatinas (sinvastatina, rosuvastatina, atorvastatina) – mais comumente receitada, está ligada a quadros onde o paciente apresenta colesterol alto.

Se você realizou exames e verificou que seu colesterol total, LDL e VLDL estão acima do normal e que seu HDL está abaixo do normal, procure um médico para que ele possa prescrever o melhor medicamento para o seu problema. Muitas vezes mudanças de hábitos para uma vida mais saudável, com atividades físicas regulares, alimentação balanceada e controlada já conseguem reverter o quadro do colesterol e auxiliar na melhora da saúde.

Gostou do nosso conteúdo e ficou interessado em saber mais? Continue acompanhando o conteúdo do portal e venha conhecer os nossos cursos voltados para a área da saúde.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema