Medidas antropométricas

É a verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal. Tem como objetivos acompanhar a evolução de doenças tais como: insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal crônica, cirrose hepática. E calcular dosagens de medicamentos.

Peso e altura

1. Fazer planejamento;

2. Lavar as mãos;

3. Informar ao paciente o que vai ser feito e encaminhá-lo até o local da balança;

4. Forrar o piso da balança com papel toalha;

5. Tarar a balança;

6. Abaixar o pino da trava;

7. Pedir ao paciente para retirar o penhoar ou roupão e chinelos, subir na balança e ficar no centro da mesma;

8. Destravar a balança e dispor o massor de quilos na escala graduada até o número estimado;

9. Movimentar o massor de gramas até o número em que o fiel da balança fique nivelado;

10. Ler corretamente o peso indicado, colocando-se à frente do paciente;

11. Abaixar o pino da trava e retornar os massores ao ponto zero;

12. Pedir ao paciente para ficar com as costas para o antropômetro, unir os calcanhares e manter-se ereto;

13. Erguer a régua, com o braço voltado para um dos lados do paciente, até acima da cabeça. Girar o braço da régua até a frente do paciente e baixá-lo lentamente, até que o ângulo reto da régua encoste-se à cabeça;

14. Ler a escala graduada a altura do paciente;

15. Virar o braço da régua para um dos lados até voltá-lo à posição anterior;

16. Auxiliar o paciente a descer da balança. Calçar os chinelos e vestir o roupão;

17. Retirar o papel da balança e desprezar;

18. Anotar no prontuário, e comparar com os dados anteriores.

Circunferência abdominal:

1. Fazer planejamento;

2. Levar à unidade do paciente fita métrica em bandeja;

3. Colocar o biombo ao redor do leito do paciente;

4. Manter o paciente deitado;

5. Expor a região abdominal do paciente;

6. Pegar na ponta da fita métrica e passar por trás do paciente;

7. Pegar a fita métrica do lado oposto do paciente e unir com o restante da fita na região umbilical;

8. Verificar o número que indica na fita;

9. Manter o paciente confortável e a unidade em ordem;

10. Realizar a limpeza da fita métrica com álcool 70% e guardá-la;

11. Anotar no prontuário do paciente.

Medidas antropométricas na criança

Segundo Guedes (2003) a antropometria é uma técnica sistematizada para verificar e medir as dimensões corporais do homem, com objetivo de avaliar interpretando os valores obtidos de forma qualitativa e quantitativa, analisando pela classificação, diagnóstico e prognóstico.

Alves et al. (2007) descreve a avaliação antropométrica em crianças a partir da realização de três medidas: peso, idade e altura, calculando três índices antropométricos calculados pela OMS (Organização Mundial de Saúde): Peso pela Idade (P/I), estatura pela idade (E/I) e o peso pela estatura (P/E).

Já Guedes (2002) descreve que a avaliação antropométrica em crianças deve ser realizada a partir da aferição do peso, altura, perímetro cefálico, perímetro braquial e dobra cutânea, sendo comparadas em conjunto com a idade da criança.

É importante que o enfermeiro ao participar do processo de avaliação do crescimento da criança tenha o conhecimento de que os principais aspectos que englobam uma avaliação eficiente e eficaz ao paciente são:

  • Medição dos valores antropométricos de maneira padronizada;
  • Relação dos valores encontrados conforme o sexo e a idade, comparando-os com os valores da população de referência;
  • Verificação da normalidade dos valores encontrados.

Conforme já mencionado, uma das maneiras mais adequadas de acompanhar o crescimento de uma criança é por meio da mensuração de seus valores antropométricos em relação a sua idade, ou seja:

Peso/Idade

As relações entre o peso da criança e sua idade são de vital importância para uma identificação precoce de casos de desnutrição ou obesidade, ou riscos para ambos. Esta relação também poderá alertar o enfermeiro quanto a outros problemas relacionados que estejam ocasionando tais perdas ou ganhos anormais de peso.

Estatura/Idade

A mensuração da estatura da criança é de suma importância para o acompanhamento do crescimento considerado dentro dos padrões da normalidade; como foi visto anteriormente nos fatores que influenciam o crescimento é possível verificar que o déficit de crescimento pode estar associado a problemas como a desnutrição e/ou socioeconômicos, entretanto quando estes déficits tornarem-se muito elevados é importante a investigação de um especialista para detectar a real causa.

Peso/Estatura

A relação entre o peso e a estatura da criança é utilizada e recomendada pela Organização Mundial da Saúde para detectar sobrepeso; também deve ser utilizado para detectar precocemente perdas de peso que indiquem a desnutrição aguda, ou o risco desta.

O enfermeiro enquanto integrante da equipe de saúde participa do processo de avaliação do crescimento da criança, sendo importante salientar que todas as funções do processo avaliativo são delegadas a diferentes profissionais, conforme a especialidade de cada um.

Desta forma, quando se fala em desnutrição e/ou obesidade e obtenção de valores fidedignos é sempre de grande valia a inserção do nutricionista, já que o mesmo possui a responsabilidade de instruir sobre a alimentação da criança e realizar demais testes antropométricos necessários para uma análise mais detalhada.

O acompanhamento do crescimento não está restrito à rede de atenção básica, uma vez que ao receber a criança no hospital torna-se necessário a investigação sobre o resultado deste processo o que colabora no diagnóstico e tratamento da criança.

Como em outras tantas situações de saúde-doença é indispensável um sistema de referência e contra referência eficiente e eficaz, que se comprometa no atendimento da criança desde as consultas de puericultura até a hospitalização nos casos necessários.

Para obtenção do valor correto do comprimento/estatura e peso da criança é importante seguir alguns princípios técnicos na aferição.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema