Minha gengiva está doendo. O que eu faço?

Gengivas doloridas possuem como causa diversos fatores que acometem uma inflamação. Esta inflamação ocorre devido à placa bacteriana nos dentes, sendo está a responsável por muitos casos de dores na gengiva. Por isso, gengivas doloridas acometem indivíduos que não apresentam uma boa higiene oral.

Chegar à cura do problema que está levando a esta dor nas gengivas vai depender da causa da doença. Atualmente existem medicamentos homeopáticos que ajudam. Por isso é aconselhado uma consulta a um dentista quando as gengivas apresentam doloridas e inchadas, pois somente este profissional encontrará o melhor meio de tratamento.

A procura pelo especialista é fundamental, porque as inflamações na gengiva apresentam desconforto e vermelhidão.

O que causa o inchaço na gengiva?

A causa é a má higiene oral. A gengivite não tratada pode levar à perda do dente e a outros problemas graves.

Os sintomas incluem gengivas inchadas, retraídas e, às vezes, sensíveis ou que sangram com facilidade.

O tratamento envolve uma limpeza profissional, bem como enxaguantes bucais.

Gengivite: O que é?


Uma das causas mais comuns para este problema é a Gengivite, que nada mais é do que uma inflamação na gengiva devido à presença da placa bacteriana, sendo está uma película incolor e viscosa saturada de bactérias. A Gengivite é caracterizada por inchaço, vermelhidão, sensibilidade e sangramento durante a escovação.

Impactos da gengivite na saúde bocal


A Gengivite é uma das principais causas do mau hálito, e pode ser prevenida com a melhora da higiene bucal. Lembrando que a limpeza profissional é extremamente importante para aqueles que desejam chegar à cura ligeiramente. Depois disso deve-se melhorar a qualidade da higiene oral, de modo que a placa não se acumule demais formando o tártaro, onde apenas o dentista é capaz de removê-la.

Por isso, não é aconselhável nenhuma receita caseira para gengivas inflamadas. Porque somente o dentista saberá o método adequado para que o problema seja eliminado de uma vez!

Como se prevenir:


– Escovar de forma correta (descubra com o seu dentista se a sua escovação está certa);

– Uso apropriado e sempre que necessário do fio dental;

– Alimentação adequada;

– Evitar o tabagismo;

– Consultar-se com um dentista periodicamente;

Quando combatida de forma rápida e ainda no início, a gengivite pode ser facilmente tratada pelo seu dentista ou ainda em casa. Porém é importante ir ao dentista com frequência, uma vez que ele pode detectar problemas na sua gengiva, antes que você observe quaisquer sinais de gengivite.

É possível que você também adote medidas diárias para reduzir o risco de ter gengivite através da realização de uma manutenção com uma boa higiene oral. Isso inclui escovar seus dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, com um creme dental especial para o uso diário parodontax é quatro vezes mais eficaz na remoção da causa do sangramento da gengiva, eliminando a formação da placa bacteriana e ajudando a manter a gengiva saudável e os dentes limpos.

Gostou desse artigo? Inscreva-se no nosso blog e continue nos acompanhando!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema