Mobilidade Física Prejudicada Do Idoso: Intervenções Com Cuidados De Enfermagem

A chamada “mobilidade física prejudicada” é uma limitação no movimento físico independente e voluntário do corpo ou de uma ou mais extremidades.

Possui como características definidoras relacionadas aos indicadores de fragilidade:

  • instabilidade postural;
  • mudança na marcha;
  • lentidão de movimentos;
  • tremor induzido pelo movimento;
  • dor ou desconforto;
  • falta de conhecimento quanto ao valor da atividade física;
  • IMC acima dos 75% apropriados para a idade;
  • prejuízos sensório-perceptivos;
  • intolerância à atividade / força e resistência diminuída;
  • estilo de vida sedentário;
  • má nutrição, perda da integridade óssea.

Esta limitação reduz a capacidade de desempenhar ou completar atividades: alimentação, banho/higiene, higiene íntima, para vestir/arrumar-se.

Também ocorre, o relato verbal de fadiga ou fraqueza; frequência cardíaca anormal ou da pressão sanguínea à atividade; repouso no leito ou imobilidade; estilo de vida sedentário, desequilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio.

Assim, tivemos como objetivo deste artigo identificar as condições de mobilidade física do idoso e intervir com cuidados de enfermagem na mobilidade física prejudicada.

Como metodologia para a produção do conteúdo, foi feito um estudo de revisão sistemática, sendo considerados estudos de publicações nacionais, e periódicos indexados, impressos e virtuais, específicas da área (artigos, dissertações, livros e monografias), sendo pesquisados ainda em base de dados eletrônicos, tais como Google Acadêmico, Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, BIREME, Lilacs e Scielo desde o ano de 2009 até os dias atuais.

Foram coletados dados relativos às características da síndrome de fragilidade em um determinado grupo de indivíduos – os idosos para identificar os indicadores de fragilidade e melhor entender o que é fragilidade, dando ênfase à diminuição da velocidade da marcha em 15 publicações com os seguintes descritores: idoso frágil; velocidade da marcha, saúde do idoso e enfermagem, sendo selecionadas 6 publicações para a presente pesquisa.

Resultados

Intervenções Gerais De Enfermagem Dentro De Casa No Banheiro

Evitar que se levante rapidamente após acordar;

Esperar alguns minutos antes de sentar e de caminhar;

Suporte à função cognitiva;

Promover a independência nas atividades de autocuidado;

Atender a socialização e intimidade;

Promover equilíbrio da atividade e repouso;

Dar suporte e educar os cuidadores;

Exercício (evitar atividade física 6 horas antes de dormir);

Melhorar a mobilidade;

Orientar a técnica de caminhar;

Promover o autocuidado;

Melhorar a nutrição e eliminação intestinal;

Avaliar as atividades de lazer;

Avaliar o ambiente físico.

Cuidados em seu ambiente familiar

 Deixe os caminhos livres, retirando móveis e entulhos; Retire tapetes soltos, cordões e fios (telefone, extensões) do assoalho; Não deixe animais soltos; Prenda tacos soltos e bordas soltas de carpete; Não encere pisos; Coloque uma iluminação adequada para a noite, principalmente no caminho do banheiro; As escadas devem ter corrimãos, boa iluminação e faixa colorida e antiderrapante na borda dos degraus; Substitua ou conserte móveis instáveis; Evite cadeiras e camas muito baixas e também muito altas (devem ter a altura do joelho). 

Não deixe o idoso andar de meias; Evite uso de chinelos, salto alto e sapato de sola lisa; Guarde itens pessoais e objetos mais usados ao nível do olhar ou um pouco mais embaixo.

Orientar a instalação de: barras de apoio no chuveiro e no vaso, um vaso sanitário mais alto, banquinho para lavagem dos pés, capachos e tapetes antiderrapantes; Não usar chaves na porta.

Por esta razão fazem-se necessários profissionais de enfermagem que atuem na atenção básica capazes de identificar as condições de vida que influenciam a saúde e bem estar dos idosos para propor intervenções que considerem essas condições e favoreçam o cuidado e a promoção de saúde de modo geral, dentro de casa e no banheiro destes idosos.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema