Pesquisar

Neuropsicologia: funções Cognitivas

Quando falamos em neuropsicologia, um dos temas que precisa ser abordado é as funções cognitivas. Mas, quais são elas? Como funciona o sistema cognitivo? E o que é ele? Para responder essas e outras dúvidas, fizemos este artigo especialmente para você.

Neste artigo você vai aprender:

  1. As diferentes funções cognitivas;
  2. O que é o sistema cognitivo;
  3. E, uma super dica de curso.

As diferentes funções cognitivas

Antes de mais nada é preciso que você entenda que as funções cognitivas interagem entre si. Ou seja, após você compreender elas separadamente, vai precisar unificar o conhecimento e fazer as conexões entre os diferentes tipos.

Mas, em quantas divisões existem nelas? Basicamente, elas são divididas em cinco:

  • Memória;
  • Atenção
  • Linguagem;
  • Percepção;
  • Funções executivas.

Memória

Esta é uma das funções que mais utilizamos, porque ela está em funcionamento durante toda a vida de um humano. A memória nada mais é do que a capacidade que temos de registrar informações, de lembrarmos delas e depois de aproveitá-las no presente.
O nível de atenção é que produz o bom funcionamento da memória. Para que o bom armazenamento ocorra, as atividades cognitivas, como a capacidade de percepção e associação, são importantes para que os conhecimentos sejam armazenados corretamente.

Isso vale como uma dica para quando você for fazer, por exemplo, cursos na área da saúde online.

Quando fazemos associações, a memória fixa melhor e é mais fácil lembrarmos do conteúdo posteriormente. Mas, quais são os tipos de memória? Dentre as funções cognitivas, a memória é uma que possui várias etapas, dividindo-se em dois tipos:

  • Curto prazo: são aquelas que utilizam os nossos sentidos;
  • Longo prazo: são os conhecimentos que demarcam como os mais importantes e ficam presentes no nosso cérebro por mais tempo.

Existem maneiras de aprimorar a memória, lembrando que ela começa a se debilitar a partir dos 50 anos de idade, quando a maioria das pessoas se queixa de dificuldades em memorizar.

Não obstante, a memória é influenciada por outros fatores, tais como as emoções e a motivação. Quando estamos mais motivados para aprender algo, memorizamos com mais facilidade, ou seja, o armazenamento das informações se torna mais fácil e tende a ficar armazenado na nossa memória por mais tempo.

Dentre as funções cognitivas, podemos afirmar que a atenção é uma função muito complexa e o nível dela é determinado pelo comportamento. Para que a atenção seja boa é importante que o foco seja mantido é essencial para os processos existentes para a memorização. Sempre vamos orientar a nossa atenção para algo que avaliamos ser mais importante em determinados momentos dos nossos dias.

Porém, diferentes estímulos fazem parte de todo este processo, sendo eles:

  • Atenção seletiva;
  • Atenção dividida.

A atenção seletiva ocorre quando uma pessoa escolhe um estímulo no qual ela deseja prestar atenção.  Exemplo: ler uma revista, mesmo quando a televisão esteja ligada e fazendo ruídos de fundo.  A atenção dividida é uma capacidade que a pessoa possui de prestar atenção em mais de um estímulo.

Ou ainda: ouvir música e falar ao telefone; andar de bicicleta enquanto conversa com outra pessoa que também está pedalando. A aptidão que temos de manter a concentração é limitada e depende de inúmeros fatores, desde a carência de ânimo ou anseio sobre determinado assunto, até os problemas mais específicos, como o Déficit de Atenção, entre outros, que precisam ser tratados.

Percepção

A percepção é uma função cognitiva com a qual o indivíduo é capaz de formar e distinguir os estímulos vindos de um ambiente através dos órgãos sensoriais e poder dar um significado para eles.

Aqui se enquadram os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato, é como uma pessoa faz a decodificação do que está percebendo através deles.

Linguagem

Dentre as funções cognitivas a linguagem certamente é uma função que utilizamos muito todos os dias de nossa vida e durante a maior parte do nosso tempo.

Utilizamos a linguagem de maneira oral, conversando, ou escrita, lendo ou escrevendo um texto.

A linguagem tem uma importância muito ampla e é definida pelo uso de um meio aparelhado de combinar as palavras a fim de se comunicar, apesar de que a comunicação não se constitui excepcionalmente em um processo verbal.

As formas não verbais, como os desenhos ou gestos, são igualmente capazes de imprimir sentimentos e ideias. Um dos motivos que muitas pessoas deprimiram durante a pandemia foi justamente por não poderem se expressar com outras pessoas. 

Funções executivas

As funções executivas incluem um contexto neuropsicológico que utiliza as atividades cognitivas pela execução e o planejamento de tarefas.
Abrangem nestas atividades:

  • As tomadas de decisões;
  • A lógica;
  • O raciocínio;
  • As estratégias;
  • As soluções de problemas.

Estes processos cognitivos também são produzidos diariamente. Vale ressaltar que as funções executivas reúnem todas as funções cognitivas citadas anteriormente para o seu pleno funcionamento.

Agora que você conhece as cinco funções cognitivas é importante que você entenda o que é o sistema cognitivo.

O que é o sistema cognitivo?

O sistema cognitivo nada mais é do que a relação entre estas cinco funções cognitivas, desde os comportamentos mais simples até os de maior complexidade, que exigem muito mais do nosso cérebro. Portanto, quando falamos de sistema cognitivo estamos nos referindo ao sistema de funcionamento por trás das funções cognitivas, que agrega todas elas.

Exemplo: quando falamos de sistema respiratório ele compreende pulmões, brônquios, alvéolos, dentre outros. E, quando falamos de sistema cognitivo essa relação de pertencimento se dá com as funções cognitivas.

Quando precisamos resolver um problema, são ativadas todas as funções cognitivas para que ele seja solucionado.

Por exemplo, se batermos um carro. Nesse caso ocorreu uma possível falta de atenção, e para auxiliarmos as pessoas envolvidas precisaremos usar a memória para utilizar os primeiros socorros, manter a calma, ligar para a ambulância (isto requer memória e atenção) e assim poder realizar todos os procedimentos para solucionar os problemas (funções executivas).

dica de curso

Quem deseja entrar mais a fundo em neuropsicologia e funções cognitivas muitas vezes não sabe quais cursos na área da saúde online escolher. Por isso, vamos dar uma ótima dica de curso.

O curso de UTI online – módulo neurológico visa prover as bases teóricas dos principais tópicos relacionados à atuação médica em UTI, considerando os cuidados ao paciente, assim como apresentar evidências relacionadas aos aspectos diagnósticos e terapêuticos.

Este é um dos módulos do Curso Completo de UTI Online, que tem como objetivo prover as bases teóricas dos principais tópicos relacionados à atuação médica em UTI, considerando os cuidados ao paciente, assim como apresentar evidências relacionadas aos aspectos diagnósticos e terapêuticos.

O curso aborda a complexidade que envolve o cuidado de pacientes críticos na terapia intensiva, tanto casos graves como agudos. A área requer profissionais capacitados de forma humanista e com conhecimento atualizado nas condutas de tratamento.

Por isso, as aulas são ministradas pelos principais especialistas em Terapia Intensiva do HCFMUSP e associadas a avaliação específica. Desta forma, o curso fornecerá as bases para sua formação e atualização como intensivista.

Esperamos que tenha gostado do artigo e que possamos sempre lhe auxiliar a se qualificar e tornar-se um profissional cada vez melhor.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading