Nevralgia na gengiva: O que fazer?

A nevralgia pode estar concentrada nos músculos da região referente à mastigação, que acaba por entrar em tensão contínua. A causa pode ser devido a uma luxação do maxilar ou alguma fratura de osso da face, que podem causar dores e um enorme desconforto.

Caracterizada por fortes dores sentidas no interior da boca, o problema que leva a busca por nevralgia dentária é ocasionado graças a disfunções em um nervo localizado na raiz do dente. Dentre as causas mais comuns que podem levar a esses estados, é possível citar as cáries – condição primeira para os mais diversos malefícios à saúde bucal.

Nesse contexto, mesmo a princípio não sendo tão danosa, a cárie em estado avançado pode causar a inflamação do nervo na polpa do dente, configurando a procura por nevralgia dentária tratamento. Além da dor no dente, o paciente também pode sofrer com dores na mandíbula e no pescoço.

Quais são os sintomas?

Os sintomas são de dores nos dentes e dos seios paranasais, sendo caracterizadas do mesmo tipo de outras nevralgias, só que nesta em questão na região do maxilar. As pessoas com mais risco de terem este problema, são aquelas que possuem problemas nos dentes, em alguns casos por falta de higiene bucal ou devido à idade avançada.

É possível melhorar o quadro tomando um analgésico de quatro em quatro horas. Caso a dor continue, não pode ultrapassar o total de 3g de analgésicos por dia. É interessante também, aplicar sobre a face um saco de gelo envolto de uma toalha macia. É imprescindível a consulta de um médico ou dentista para a análise e encaminhamento para um tratamento realmente eficaz.

Qual o tratamento ideal?

O tratamento varia de caso para caso, geralmente são usados analgésicos fortes e medicamentos à base de cometacina, fenoprofeno entre outros. Para tratar uma dor local é utilizado antibiótico e anti-inflamatório, além de cuidados locais. Em casos mais extremos pode ser preciso a realização de uma cirurgia.

Para todos os efeitos é imprescindível a consulta a um médico e/ou dentista especializado.

Para fornecer a qualidade de vida de volta ao indivíduo, garantindo a saúde bucal. Sendo esse um problema neural, é fundamental ter em mente que o foco da nevralgia dentária é o alívio das dores e da inflamação. Dentre os métodos usualmente estabelecidos para garantir essa recuperação:

  • Ingestão de medicamentos específicos;
  • Compressas de calor/de gelo;
  • Aplicação de injeções locais;
  • Procedimento cirúrgico em casos mais graves.

O paciente precisa compreender, porém, que o tratamento requer um cuidado específico e foco para que a recuperação realmente aconteça dentro do previsto. Com isso, a doença não é fatal, mas as dores são insistentes e podem gerar um desconforto enorme. Portanto, com cuidados específicos e focados, o paciente pode ter de volta o seu bem-estar assegurado.

Quer saber mais sobre o assunto? Inscreva-se em nosso blog, confira os cursos em nosso site e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas. Bons estudos!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema