Pesquisar

O que é comunicação?

Diferencial entre Promoção da saúde e Prevenção de doenças

Podemos definir que Comunicação não é o que se diz, mas é tudo aquilo que o outro compreendeu do que foi dito, ou seja, quanto maior a compreensão de nosso propósito, mais eficaz será a comunicação estabelecida. Você já pensou nisso? Comunicar é a capacidade que o ser humano tem de se interagir com o outro por meio de sinais (verbais ou não verbais), e, para isso, utilizamo-nos desses tipos de linguagem para nós fazermos compreendidos.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”

A evolução da comunicação

Você sabia que a boa comunicação pode ser conseguida com treinamentos e técnicas que implicam práticas de comunicação oral e escrita? Compreender o que o outro deseja implica requisitos básicos de um rápido processamento de informações, como a estrutura, conhecimento e aspectos culturais da língua. Fatores como época, localização geográfica e modismos podem interferir na qualidade e sucesso do processo de comunicação (tecnicamente chamado de Processo Interlocutivo).

O perfeito entendimento consiste na emissão, transmissão e recepção de uma mensagem por métodos convencionais ou não, sejam por meio da fala ou da escrita, por sinais, signos ou símbolos. A isso chamamos de linguagem utilizada.

A importância nas empresas

Em qualquer empresa, independentemente do seu tamanho e do setor, a comunicação desempenha um papel fundamental. É um dos pilares básicos para o bom funcionamento da organização e a essência para o bom funcionamento da atividade organizacional. Uma boa comunicação melhora a competitividade da organização e facilita a realização de objetivos.

Em empresas, os efeitos positivos são evidentes porque melhoram a competitividade da organização e a forma como ela pode se adaptar às mudanças que ocorrem em seu ambiente. Ao mesmo tempo, a existência de uma comunicação eficaz na empresa encoraja a motivação dos funcionários, bem como o compromisso e o envolvimento nas tarefas, criando um clima de trabalho integrativo.

Tipos de linguagens utilizadas

A linguagem utilizada para a comunicação, por sua vez, poderá ser:

  • Verbal – Ocorre quando o homem utiliza-se da palavra (seja oral ou escrita) como código de linguagem no processo de comunicação. A linguagem verbal é encontrada na forma de comunicação rotineira entre as pessoas, em leituras de jornais, revistas e artigos diversos; e em discursos ou palestras, ou em qualquer conversação.
  • Não Verbal – Utilizam-se como código de linguagem os movimentos faciais e corporais, além do uso de símbolos e outras “pistas”, que indicam a intenção comunicativa. Ocorre quando dizemos que “os olhos falam”, os gestos denunciam e determinados movimentos comunicam.
  • Linguagem Mista – Envolvem a audição, visão e o movimento. É o caso do teatro, televisão e cinema.

Comunicar é interagir com o outro, utilizando-se de mensagens, por meio de todas as linguagens possíveis, tanto verbal quanto não verbal. E, para que ela se concretize, é preciso que saibamos falar, ler, ouvir, ver e sentir. Assim aprenderemos a compreender.

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso site, conheça os nossos cursos e continue nos acompanhando!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos nas áreas de Marketing e Design.

Mais artigos sobre o tema

Marketing e Design

Sociologia da comunicação

Comunicação social, também conhecida como “mídia” ou “comunicação de massa”, refere-se à transmissão de mensagens, de maneira ativa com o desígnio de atingirem um público

ler artigo »

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading