O que é e quais as funções do sistema linfático?

O sistema linfático é um sistema paralelo e auxiliar ao circulatório, formado por uma ampla e complexa rede de órgãos, ductos e vasos linfáticos. Estes vasos estão distribuídos por praticamente todo o corpo e produzem e conduzem a linfa dos tecidos para a corrente sanguínea.

O que é o sistema linfático?


O sistema linfático é semelhante ao sanguíneo, mas com algumas diferenças peculiares. Ele não possui um elemento de bombeamento como o sistema sanguíneo, que possui o coração.
Sua circulação acontece por meio de contrações do sistema muscular, de pulsações de artérias próximas aos vasos linfáticos, dos movimentos intestinais e outros tipos de compressões. Mas, há sempre a necessidade de ter um estímulo externo, um auxílio, como meios compressivos, drenagem linfática e exercícios físicos. Este assunto será comentado mais tarde.
Além dessas diferenças já citadas, a circulação linfática é uma circulação apenas de retorno, ou seja, ela nasce nas extremidades e não faz um circuito fechado como a sanguínea.
É um importante componente do sistema imunológico, auxiliando a manutenção da homeostase orgânica, ou seja, do equilíbrio do organismo. Sua origem embrionária dá-se no mesoderma, de forma semelhante aos vasos sanguíneos.

Quais as funções do sistema linfático?


Entre as funções do sistema linfático, podemos relacionar:

 Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos intersticiais para a circulação sanguínea: cerca de 10% do líquido intersticial extravasado pelos capilares retoma à corrente sanguínea pelos capilares;
• Remoção de proteínas e substâncias de alto peso molecular do líquido extracelular: a borda de uma célula endotelial sobrepõe-se à borda da célula adjacente, formando uma válvula que se abre para o interior do capilar. As substâncias de alto peso molecular penetram nos linfáticos por estas aberturas;
• Absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório: os lipídios absorvidos na forma de quilomicrons são lançados na circulação linfática, ao contrário dos outros nutrientes, que caem na circulação sanguínea;
• Produção de células do sistema imunológico (linfócitos, monócitos e plasmócitos);
• Destruição de bactérias e outras partículas por filtração nos linfonodos.

Como funciona o sistema linfático?

Para desempenhar sua função de eliminar as impurezas do nosso corpo, o sistema linfático trabalha junto com o sistema imunológico.
O sistema linfático atua em conjunto com diversos órgãos e elementos do organismo. É dessa forma que ele consegue alcançar todas as partes do corpo para filtrar o líquido tissular que nutriu, oxigenou os capilares sanguíneos e saiu levando gás carbônio e excreções.
Diferente do sangue que é impulsionado pela força do coração, no sistema linfático a linfa se movimenta de forma lenta e com baixa pressão. Ela depende da compressão dos movimentos dos músculos para pressionar o líquido.
É a partir da contração realizada pelo movimento dos músculos que o fluído é transportado para os vasos linfáticos. Como eles são maiores acabam se acumulam no ducto linfático direito e no ducto torácico, percorrendo assim para o resto do corpo.

Gostou desse artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os nossos cursos e continue nos acompanhando.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema