Os músculos da cintura escapular: Origem, inserção e ação

O conhecimento do sistema muscular envolve a habilidade de reconhecer cada um dos músculos e identificar sua origem e inserção, para que seja possível determinar a ação muscular.

A seguir especificaremos os músculos que compõem a cintura escapular, que é a região mais alta dos membros superiores, onde se localizam as articulações dos ombros, formada pelas clavículas e as escápulas.

TRAPÉZIO

O músculo trapézio origina-se no crânio, na protuberância occipital externa, linha nucale processos espinhosos das vértebras C7 até T12. Se insere no terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escápula.

Apresenta como ações os seguintes movimentos da escápula:

– a elevação

– a depressão

– retração (quando as escápulas aproximam suas bordas mediais)

– rotação superior (o ângulo lateral gira de forma ascendente).

GRANDE DORSAL

O músculo grande dorsal origina-se nos processos espinhosos das vertebras torácicas, crista ilíaca e fáscia tóracolombar. Insere-se no úmero (crista do tubérculo menor e sulco intertubercular).

Apresenta como ações os seguintes movimentos do braço:

– adução

– rotação

– extensão

Este músculo apesar de não ter origem nem inserção na escápula apresenta uma função de estabilização muito importantepara com a mesma, pois passa por seu ângulo inferior.

ROMBÓIDES

Os músculos rombóides (maior e menor) se originam a partir do processo espinhoso da 7ª vértebra cervical e dos processos espinhos das cinco primeiras vértebras torácicas. Inserem-se no ângulo inferior da espinha da escápula.

Apresentam como ações os seguintes movimentos da escápula:

– retração (adução)

– elevação

– rotação inferior (ângulo lateral gira de forma descendente)

LEVANTADOR DA ESCÁPULA

O músculo levantador da escápula se origina nos tubérculos posteriores dos processos transversos das primeiras quatro vertebras cervicais e se insere na borda medial da escápula (espinha até o ângulo inferior).

Apresenta como ação, como o próprio nome diz:

– elevação da escápula

PEITORAL MAIOR

O músculo peitoral maior se origina na metade medial daclavícula, esterno, cartilagens costais (seis primeiras) e aponeurose do músculo oblíquo externo do abdome. Insere-se na crista do tubérculo maior do úmero.

Apresenta como ações os seguintes movimentos do braço:

– adução

– rotação interna (medial)

PEITORAL MENOR

O músculo peitoral menor se origina nas costelas (2ª a 5ª). Insere-se no processo coracóide, naborda medial da escápula.

Apresenta como ação os movimentos:

– depressão da escápula

– protração da escápula

– elevação das costelas, auxiliando na respiração

SUBCLÁVIO

O músculo subclávio se origina na 1ª costela e se insere na clavícula (sulco para o músculo subclávio, face inferior).

Apresenta como ação:

– estabilização da clavícula (ajuda na fixação da clavícula na articulação esterno clavicular)

– depressão do ombro.

SERRÁTIL ANTERIOR

O músculo serrátil anterior se origina nas oito costelas superiores. Insere-se na face costal da escápula do ângulo superior ao inferior.

Apresenta como ações os seguintes movimentos da escápula:

– prostração

– rotação superior.

SUPRA-ESPINHAL

O músculo supraespinhal faz parte do manguito rotador. Este se origina na fossa supraespinhal da escápula e se insere no tubérculo maior do úmero.

Apresenta como ação:

– abdução do braço.

INFRA-ESPINHAL

O músculo infraespinhal também faz parte do manguito rotador. Este se origina na fossa infraespinhal da escápula e insere no tubérculo maior do úmero.

Apresenta como ação:

– rotação lateral do braço.

SUBESCAPULAR

O músculo subescapular participa do manguito rotador. Ele estabiliza a cabeça do úmero na cavidade glenóide. Origina-se na fossa subescapular na face costal da escápula e insere-se no tubérculo menor do úmero.

Apresenta como ação:

– rotação medial do braço

REDONDO MENOR

O músculo redondo menor é o último do grupo do manguito rotador. Este se origina nos terços superiores da borda lateral da escápula. Insere-se no tubérculo maior do úmero.

Apresenta como ação:

– rotação lateral (externa)do braço.

Você sabia que os músculos do manguito têm esta denominação por que os tendões dos mesmos formam um manguito na articulação do ombro? Isso quer dizer que eles envolvem a articulação para ajudar a estabilização da mesma.

REDONDO MAIOR

Já o músculo redondo maior não participa do manguito rotador. Este se origina no terço inferior da borda lateral da escápula e se insere na crista do tubérculo menor do úmero.

Apresenta como ação os seguintes movimentos do braço:

– rotação medial (interna)

– adução

DELTÓIDE

Este se origina na espinha e acrômio da escápula e porção lateral da clavícula.A inserção do deltoide é na tuberosidade deltoidea do úmero.

Apresenta como ações os seguintes movimentos dos braços:

– abdução (porção acromial)

– flexão (porção clavicular)

– extensão (porção espinhal)

– rotação externa (porção espinhal)

– rotação interna (porção clavicular)

Com este concluímos o estudo dos músculos que estão localizados na cintura escapular e, portanto, relacionados com as articulações e ossos dessa região, sobretudo com a escápula.

Quer saber mais sobre o assunto? Siga nos acompanhando e conheça nossos cursos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema