Posições táticas do basquete

As funções e esquemas táticos são importantes para todos os esportes. O técnico desportivo é quem deve avaliar e organizar essas estratégias a fim de ter melhor aproveitamento do atleta singularmente e da equipe, se for o caso, como um todo. Assim, vamos abordar ao longo do artigo as posições assumidas pelo jogadores no basquete.

Nos esportes coletivos, os jogadores se posicionam em campo ou em quadra, de acordo com um objetivo em particular e com suas habilidades pessoais a fim de desempenhar as funções necessárias para a prática do jogo. Esse posicionamento é baseado em planejamentos táticos para que a equipe tenha uma melhor performance em sua atuação.  Identificar e compreender essas posições táticas de cada esporte é parte da formação do profissional de educação física. As posições táticas diferem de um esporte para o outro. Isso porque, cada desporto possui características e necessidades distintas. Assim como o futebol tem os defensores, os meio campistas e os atacantes, o basquete também tem as suas posições táticas com suas nomenclaturas próprias. A cada jogador é atribuída uma posição que configura uma função especial e mais particulara ele dentro do jogo.

Dentre as posições táticas específicas do basquete, podemos citar as seguintes: o armador, os alas e os pivôs.

Entenda, a seguir, um pouco mais de cada posição do basquete e quais as qualidades que o jogador deve revelar para ser colocado nessa função:

Armador

O armador é o jogador que organiza e arma as jogadas. São características deste atleta apresentar a melhor visão de jogo, um bom passe e bom arremesso de longa distância.

O armador é o cérebro da equipe, pois possui muitos recursos técnicos e, muitas vezes, é quem demonstra ter um acurado espírito de equipe. Não é incomum que o armador seja um atleta de basquete de estatura mais baixa que os demais jogadores da equipe. Podemos exemplificar que na Seleção Feminina de Basquete, no Brasil, tivemos uma ótima armadora, embora às vezes também jogasse como ala, que se chama Paula, mas ficou conhecida pelo apelido de “Magic Paula”.

Alas

Os alas são atletas que tem por característica serem agressivos, rápidos, bons nas infiltrações e ótimos arremessadores das laterais. Esses jogadores devem ser muito enérgicos e ter boa velocidade para evoluir no jogo passando rapidamente da função de ataque para a defesa.

No Brasil, os nossos melhores alas, nas últimas décadas, foram atletas de muito destaque dentro do esporte, com reconhecimento internacional e que foram líderes nas equipes em que atuaram. São eles a jogadora Hortência, considerada a maior cestinha do país, na Seleção Feminina e o jogador Oscar, que ganhou o apelido de “mão santa”, na Seleção Masculina.

A posição de ala pode, ainda, ser identificado como escolta, lateral ou líbero, de acordo com algumas características dos jogares que o técnico pode se fundamentar para posicionar a sua equipe.

Pivôs

Os pivôs são aqueles atletas que são bons nos rebotes defensivos e ofensivos. Eles trabalhama defesa e o ataque posicionados dentro do garrafão,muito perto da cesta. Esses jogadores são ótimos arremessadores a curta distância e, geralmente, são os indivíduos mais altos de uma equipe.

Os pivôs recebem a bola em uma posição de ataque e impedem um passe adversário atuando na defesa.

Localizado próximo à tabela, o pivô salta, estendendo os seus braços o máximo possível, se valendo de sua envergadura como vantagem, para pegar a bola e ampliar seu campo de defesa.

Para efetivar o contra ataque, após o domínio da bola, quem pegou o rebote deve voltar ao chão, com o tronco e as pernas levemente flexionados, juntamente com os cotovelos também flexionados e apontados para os lados, de forma a proteger a bola.

Cada posição tática é importante tanto na função individual, quanto na coletividade de jogo. Uma vez que,com as funções definidas, a equipe pode ser mais coesa e mais completa, mantendo a sincronia entre os jogadores para conseguir obter a pontuação.

Sendo assim, deixe a preguiça e as desculpas de lado! Vá correndo até a quadra de basquete mais próxima, escolha uma posição tática que seja adequada às suas habilidades e mostre todo o seu potencial!

Gostou do artigo? Confira nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esporte e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema